A proteção dos dados dos utilizadores é cada vez mais a ordem do dia, especialmente na União Europeia. Por isso, os reguladores europeus estão a tentar restringir a capacidade do Facebook de transferir dados para os EUA.
Assim, como resultado destas pressões, a gigante da tecnologia e redes sociais está agora a ameaçar abandonar o Velho Continente e fechar as suas portas a mais de 400 milhões de utilizadores.
- Quer uma PS5 de 399€? Boa sorte! O stock é super limitado
- (Especial) Montar PC agora? Será boa ideia? Sim e não! Entenda!
Consegue imaginar uma Europa sem Facebook? Pode acontecer!
Portanto, o Facebook já veio a público dizer que está pronto a fazer malas e sair da Europa, caso os reguladores não parem com as pressões. Afinal de contas, a empresa afirmou que a decisão do DPC (Ireland Data Protection Commission) irá forçar a gigante tecnológica a sair da região, deixando assim 410 milhões de utilizadores registados.
Que serviços poderão desaparecer? Estamos obviamente a falar do Facebook, Instagram, mas também o muito popular WhatsApp.
Dito tudo isto, segundo o Facebook: “Não é claro como que é que nestas circunstâncias poderemos continuar a oferecer os nossos serviços na União Europeia.” (Yvonne Cunnane) – LÃder da proteção de dados do Facebook na Irlanda.
Entretanto, esta atitude do Facebook vem no seguimento da ordem do mês passado. Que por sua vez veio proibir a transferência de dados dos utilizadores Europeus para os servidores Norte Americanos. Qual é o problema disto? É simples, parece que os Estados Unidos se estão a aproveitar destas informações! Para vigiar o que se está a passar do outro lado do Atlântico. (Engraçado não é? Quando Trump aponta o dedo para a China todos os dias. Especialmente para a Huawei).
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!