Consegue imaginar um DVD com 1TB de espaço?

Hoje em dia, já é um pouco raro ver CD’s, DVD’s, ou até Blu-Ray’s nas prateleiras, o que claro está, muito se deve ao aumento da velocidade da nossa ligação à Internet, e disponibilização de conteúdo, no imediato, graças às várias plataformas de streaming de conteúdo.

Longe vão os tempos em que para ter uma série completa, teria de ter 5 ou 6 DVD’s dentro de uma caixinha toda bonitinha. Contudo, isto não significa que o formato ótico tenha os dias contados! Para armazenamento puro e duro, continua a ser uma das melhores alternativas do mercado, ao conseguir conciliar praticabilidade de arrumação, e claro, preço por GB, ou talvez mais importante nos dias que correm, preço por TB.

Especialmente agora, que uma empresa parece ter descoberto uma maneira de meter ainda mais informação, no mesmo exato espaço físico. Consegue imaginar uma espécie de DVD com 1TB de armazenamento disponível? Seria absolutamente incrível!

Consegue imaginar um DVD com 1TB de espaço?

Portanto, a Folio Photonics anunciou grandes avanços no mundo do armazenamento ótico, afirmando estar prestes a ser responsável por uma nova era neste mercado. Estamos a falar de drives óticas, com camadas dinâmicas, capazes de oferecer uma velocidade de leitura/escrita incrível, a um preço irrisório por cada GB.

Afinal de contas, os atuais discos de armazenamento utilizados na indústria, contam com apenas 3 camadas óticas por cada lado. Mas, agora, com as novidades da Folio, isto pode crescer para 16 camadas, em cada lado do disco… Ou seja, um total de 32 camadas disponíveis.

Mais espaço, a um preço mais baixo!

Pois bem, os primeiros discos vão chegar ao mercado em 2024, em pacotes de 10 discos, cada um com 1TB de armazenamento disponível. No entanto, além do preço já ser aliciante (5€ por TB), existe potencial para aumentar ainda mais a capacidade de armazenamento, e com isso, também o preço. Chegar aos 1€ por TB pode vir a ser muito provável, nos próximos tempos.

Isto vai mudar as nossas vidas? De certa forma sim, se algumas destas descobertas passar para os HDDs, que também estão a ficar cada vez mais densos, e mais baratos. Mas o que vai realmente mudar, é mesmo o armazenamento puro e duro de informação. Visto que um tipo de mídia físico ótico, como é o DVD ou o Blu-Ray, é muito mais resiliente, sendo capaz de sobreviver a radiação, humidade, água salgadas, flutuações de temperatura, etc… Este tipo de armazenamento pode aguentar qualquer coisa como 100 anos, sem grandes problemas!

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também