Hoje em dia, o nome Grand Theft Auto causa um arrepio na espinha de muitos jogadores, quase sempre derivado às muitas e boas memórias que estes têm de jogos como Vice City ou San Andreas.
No entanto, antes de ser uma das maiores galinhas dos ovos de ouro da Rockstar Games e Take Two… A verdade é que GTA esteve mesmo para ser cancelado. Até o nome do jogo era para ser bem diferente.
Conhece o nome original de Grand Theft Auto (GTA)?
Portanto, o primeiro Grand Theft Auto esteve a um triz de ser cancelado em 1995. Isto depois de a DMA Design (agora Rockstar Games) ter precisado de 30 meses de desenvolvimento, em vez dos esperados 18 meses. Mas talvez tenha sido pelo melhor.
Afinal de contas, o produto final acabou por ser muito diferente!. Para melhor.
É que caso não saiba, Grand Theft Auto deveria ter chegado ao mercado em Julho de 1996 com o nome Race’n’Chase. Um jogo multiplayer baseado em corridas, com polÃcia e ladrões à mistura.
Ficámos a saber sobre tudo isto graças a uma entrevista a Gary Penn, antigo empregado da DMA. Ora leia:
“O jogo esteve quase a ser cancelado. Não por problemas de performance ou de estabilidade… Simplesmente porque não era divertido. A condução era má, era preciso carregar em botões para ligar os carros, etc… Era horrÃvel! Tentámos simular demasiado algumas partes, e menos outras.”
Curiosamente, foi um bug que salvou GTA!
Em suma, o jogo original acabou por ficar com um bug muito interessante! Em que devido a problemas com os caminhos possÃveis no mapa, por vezes, a polÃcia decidia atirar o carro para cima do jogador. O que claro, foi considerado super agressivo! Mas muito interessante, divertido, e sobretudo diferente.
Entretanto, este bug foi redesenhado para ser uma funcionalidade, e a partir daÃ, parece que a equipa ganhou uma nova fonte de inspiração, resultando no lançamento do primeiro Grand Theft Auto!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!