Confirmado! AMD Zen 4 tem suporte à memória de nova geração

Infelizmente, a arquitetura Zen 4, que eventualmente vai dar origem aos processadores Ryzen 7000, ainda está um pouco longe do mercado. Ao fim ao cabo, antes da nova geração, vamos ainda dar as boas vindas à arquitetura Zen 3+, que basicamente irá apostar em grandes quantidades de cache L3, para fazer frente ao que a Intel tem para oferecer com os seus Core 12000 Alder Lake-S.

Ainda assim, apesar de ainda estar um pouco longe, hoje ficámos a saber algumas informações bastante interessantes!

Confirmado! Arquitetura Zen 4 tem suporte à memória de nova geração

ryzen, amd, clocktuner

Portanto, graças a uma atualização de drivers no sistema operativo Linux, sabemos agora que os novos AMD EPYC baseados na arquitetura Zen 4 vão contar com até 12 canais de memória RAM DDR5, o que por si só, é um excelente upgrade face aos 8 canais agora utilizados.

A driver atualizada tem o nome de EDAC (Error Detection and Correction), e em si, tem todos os tipos de memória suportada pelos diferentes aparelhos que fazem parte do ecossistema da AMD. Estamos a falar de servidores, workstations, e claro, PCs convencionais.

Dito tudo isto, a driver aponta para suporte a vários novos tipo de memória, onde temos de destacar a RDDR5 e LRDDR5. Caso não faça ideia do que RDDR5 significa, é a tecnologia que vem para o lugar da atual LRDIMM, ou seja, módulos com altas densidades de memória.

Entretanto, ainda não fazemos ideia de quando é que a AMD irá anunciar a sua arquitetura Zen 4. Mas se tivesse de adivinhar, diria segunda metade de 2022, mais para os lados do verão.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será que a AMD vai continuar num bom caminho, e vai continuar a encostar a Intel à parede? Ou as coisas mudaram com a mudança de liderança na gigante azul? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também