Podemos realmente confiar nos smartphones Xiaomi?

A Xiaomi é uma fabricante que não pára de crescer e de apostar em praticamente todas as áreas. No entanto uma das maiores é a indústria dos smartphones. Os equipamentos têm vindo a melhorar substancialmente de edição em edição e batem-se com facilidade com a concorrência, inclusivamente com alguns dos melhores topos de gama da Apple. Mas a questão mais importante no meio disto tudo é se podemos realmente confiar nos smartphones Xiaomi. Isto devido a muitos rumores e acontecimentos do passado. Onde é que está agora a Xiaomi no que diz respeito à segurança dos nossos dados?

Podemos realmente confiar nos smartphones Xiaomi?

Antes de respondermos a esta questão temos de olhar para alguns acontecimentos do passado que são normalmente repescados por concorrentes ou por utilizadores menos simpatizantes com a Xiaomi.

confiar smartphones Xiaomi

Em 2020, a Xiaomi foi apanhada a recolher dados — mesmo em modo incógnito do navegador Mi. Nisto estavam incluídas pesquisas e endereços visitados. A Xiaomi negou as alegações, mas os investigadores de segurança apresentaram provas que mostraram um lado diferente da história.

Para corrigir as coisas, a Xiaomi também avançou com uma atualização que permitia aos utilizadores desativarem a recolha de dados em modo incógnito. Apesar de tal funcionalidade não ser necessária para o modo incógnito, acrescentaram-na para defender as suas técnicas de recolha de dados.

Para além disso a Xiaomi foi também acusada de recolher dados de utilização excessivos e desnecessários do dispositivo.

reinicie smartphone Xiaomi, confiar smartphones Xiaomi

Portanto, tendo em conta tudo isto, a Xiaomi passou por algumas questões relacionadas com práticas de privacidade.

Mas as coisas mudaram?

A Xiaomi conseguiu conquistar sem dificuldade vários países. No meio disto tudo a Europa é também uma grande prioridade e a gigante chinesa tem apostado em várias alterações para este efeito. De facto, até já atualizaram a sua política de privacidade para garantirem mais clareza.

Mas as alterações não estão apenas limitadas às políticas de privacidade. Dito isto também levaram a cabo diversas alterações no MIUI. Foi desse modo que chegaram muitas funções para garantirem a privacidades dos utilizadores.

confiar smartphones Xiaomi

Por exemplo, podemos a qualquer momento retirar permissões às aplicações por defeito. Para além disso, podemos não ser seguidos para efeitos de nos servirem publicidade mais orientada. Entretanto nem as imagens foram esquecidas. Assim é possível retirar os metadados das fotografias antes de elas serem partilhadas.

O estado atual

Ou seja, a Xiaomi foi adaptando as suas regras e políticas com o objetivo de garantir a proteção dos utilizadores e neste momento consegue fazê-lo aos níveis de outros concorrentes. Só deste modo é possível competir e até conseguir ultrapassar os maiores adversários.

confiar smartphones Xiaomi

Ou seja, se durante algum tempo e sobretudo numa fase inicial algumas das políticas podiam ser pouco claras, a Xiaomi teve de mudar e neste momento garante o mesmo que os outros. Mas não se esqueça de uma coisa. Todos os fabricantes de smartphones recolhem alguns dados anonimizados e alguns dados de utilização de aplicações.

Seja como for neste momento podemos confiar nos smartphones Xiaomi. Tanto quanto podemos confiar nos da Samsung, Google ou Apple.

Como garantir mais segurança

Muitas vezes estamos tão preocupados com a segurança que um fabricante pode oferecer que nem nos lembramos do maior perigo. As apps! Na maioria dos casos são elas que deixam escapar os nossos dados. Assim a melhor forma de estarmos protegidos é verificarmos o seu comportamento.

Verificarmos o comportamento das apps no nosso smartphone Xiaomi é uma boa forma de garantirmos uma maior segurança. Assim percebemos o que se está a passar com as apps que acedem a contatos, câmara, microfone, localização, etc. em segundo plano.

Por mais cuidados que tenhamos é muito complicado escaparmos as todas as ameaças que estão presentes na Internet. Algumas estão tão bem feitas que sem darmos conta lá acabamos por instalar uma app que não queríamos e é a partir dessa altura que os problemas começam.

Felizmente que esta situação é fácil de resolver para quem tem um smartphone Xiaomi com interface MIUI.

Dito isto a primeira coisa que temos de fazer é ir às Definições.

MIUI espiado, smartphone Xiaomi espiado, um smartphone Xiaomi

Depois temos de carregar onde diz Privacidade. Na nova janela temos de carregar onde diz Painel de Privacidade.

MIUI espiado, smartphone Xiaomi espiado

No painel de privacidade conseguimos ver rapidamente quem aceder a algumas funções do nosso smartphone. Por exemplo, qual é que acedeu recentemente à localização, à câmara, ao microfone e por aí fora. De facto, este é o melhor método para percebermos se há algo de errado com o nosso smartphone Xiaomi.

Por exemplo se abrirmos a utilização da localização e virmos que lá está apenas a câmara então está tudo bem. No entanto, se virmos nessa lista uma app que não nos lembramos de instalar ou que nem sequer conhecemos então é um grande sinal de alerta.

Nesse caso temos logo de carregar onde diz gerir autorização.

Entretanto o mesmo se passa com o acesso à câmara e os outros.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também