Confia na sua impressão digital? Pode ser má ideia!

Hoje em dia, se por acaso tiver um smartphone Android no bolso, é muito provável que confie muito na sua impressão digital, e a use para entrar no mais variado tipo de aplicações do seu aparelho, como é o caso de vários aplicações bancárias, como o Revolut, a app do seu banco, PayPal, etc… Mas será que é boa ideia confiar no sensor de impressão digital do seu telemóvel? 

Confia na sua impressão digital? Pode ser má ideia!

Portanto, segundo a Kraken Secutiry Labs, só precisa de mais ou menos 5€ de material para ‘enganar’ todo o sistema, e alguma habilidade. Como? Bem, o ‘hacker’ precisa da sua impressão digital, mas aqui, uma foto é mais do que suficiente. Aliás, nem é preciso uma foto do dedo, uma foto de uma marca do seu dedo, como o monitor do seu portátil, é mais do que suficiente. Curiosamente, a Kraken oferece exemplos ainda mais assustadores, como uma mesa, ou até um haltere de ginásio.

Depois da foto em seu poder, apenas precisa de criar um negativo, pelo Photoshop. Posteriormente, apenas precisa de imprimir o negativo numa folha de acetato, com a impressora a ser capaz de imitar a estrutura da impressão digital real, apenas pela impressão ‘normal’. Qualquer impressora a laser pode ser usada para o efeito.

Por fim, apenas precisa de cola de madeira, meter em cima do que acabou de imprimir, e está feito! Uma impressão digital pronta a entrar em qualquer smartphone. Ficou com vontade de experimentar? Boa sorte! Enquanto experimenta, talvez seja boa ideia ligar outros métodos de autenticação, como a autenticação por SMS, ou duplo factor.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Confia em pleno no sensor de impressão digital do seu smartphone? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também