Conduzir em ponto morto poupa combustível: verdadeiro ou falso?

Uma crença comum entre os condutores é que conduzir em ponto morto poupa combustível. De facto, esta é mesmo uma das dicas mais frequentemente partilhadas entre amigos. Embora possa parecer tentador, a verdade é que conduzir em ponto morto nem sempre gasta menos combustível. Na sua tentativa de poupar combustível, pode acabar por gastar mais na sua próxima ida ao mecânico. Então, conduzir em ponto morto gasta mais ou menos combustível? Quais são os perigos que representa? Descubra neste artigo.

O que é o ponto morto num automóvel?

O ponto morto de um automóvel é a posição da caixa de velocidades em que as mudanças estão desengatadas. Neste estado, o motor roda livremente sem transmitir potência às rodas. A mudança em ponto morto é utilizada quando se pretende que o veículo permaneça parado, sem necessidade de acelerar ou travar, ou quando se pretende ligar ou desligar facilmente o motor do automóvel.

O que acontece quando o automóvel está em ponto morto?

Quando o automóvel está em ponto morto, significa que a transmissão está desengatada. Ou seja, o motor não está ligado às rodas. Quando está nesta mudança, o automóvel pode mover-se livremente, o que significa que é mais fácil descer uma rampa em ponto morto, por exemplo.

carros com mudanças automáticas

No entanto, quando o carro está em ponto morto, não acelera se carregar no pedal do acelerador, uma vez que a ligação entre o motor e as rodas foi desativada. Além disso, a condução em ponto morto pode, por vezes, levar ao sobreaquecimento dos travões do seu automóvel, uma vez que não pode travar com o motor.

Quando é que se deve pôr o carro em ponto morto?

Há algumas circunstâncias em que é útil manter o carro em ponto morto.

No início e no fim de qualquer viagem, pois é útil para ligar o motor do carro (quando a chave já está na ignição) e para desligar o carro. Antes de arrancar, certifique-se de que carrega no pedal da embraiagem ou que o travão do seu automóvel está acionado;
Paragens em semáforos, engarrafamentos ou qualquer outra situação em que o automóvel fique parado durante um curto período de tempo.

Quais são os perigos de conduzir em ponto morto?

Apesar de existirem circunstâncias em que a condução em ponto morto pode ser útil, a verdade é que existem alguns perigos de o fazer, tais como:

Perder o controlo: como o motor não está ligado às rodas, é mais fácil perder o controlo da velocidade do carro e a capacidade de acelerar instantaneamente se necessário, o que pode levar a acidentes rodoviários;

Tornar os travões ineficientes: manter o carro em ponto morto numa descida íngreme pode levar a uma perda de capacidade de resposta entre os travões e o motor;

Aumentar o tempo de reação: se precisar de acelerar subitamente, terá de engrenar uma mudança para obter potência na direção, o que pode resultar num tempo de reação mais lento em situações de trânsito intenso ou de emergência;

Perda de controlo nas curvas: manter o carro em ponto morto ao virar pode diminuir o controlo sobre o veículo, uma vez que isso desliga a transmissão das rodas do carro. Isto pode fazer com que o seu veículo derrape ou perca aderência, especialmente quando a estrada está molhada ou escorregadia.

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Descer uma encosta em ponto morto poupa combustível?

Descer uma colina em ponto morto não poupa combustível e põe em perigo a sua segurança e a dos outros condutores.

Agora que já explicámos a mudança em ponto morto e como funciona, é altura de determinar se conduzir em ponto morto poupa combustível ou se isso é um mito.

Conduzir em ponto morto ou em mudança: O que consome mais combustível?

É verdade que quanto mais se carrega no acelerador do carro, mais gasolina ou gasóleo o carro precisa de injetar. Da mesma forma, quanto mais baixa for a mudança e quanto mais rotações por minuto, maior será o consumo de combustível. É por isso que as pessoas pensam que conduzir em ponto morto poupa combustível.

No entanto, a realidade é que, quando o seu veículo está engrenado e em movimento, e não está a acelerar, o sistema de alimentação do motor corta a injeção de combustível. Se estiver em ponto morto, o seu automóvel tem de continuar a injetar combustível para que o motor funcione.

Assim, é possível concluir que o seu automóvel consome gasolina ou gasóleo, mesmo quando está em ponto morto.

Quer algumas dicas para poupar combustível?

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Conduzir suavemente

Evite acelerar ou travar bruscamente, o que pode aumentar significativamente o consumo de combustível.

Em alternativa, preveja o que os outros carros vão fazer e abrande gradualmente quando precisar de parar.

Mantenha uma velocidade constante

Conduzir a uma velocidade constante é mais eficiente em termos de consumo de combustível.

Quando adequado, utilize o controlo da velocidade de cruzeiro para manter uma velocidade constante em estradas planas.

Desligue o motor quando parar durante um longo período de tempo

Se precisar de parar o veículo durante mais do que alguns minutos, desligue o motor do automóvel. Deixar o carro em ponto morto durante muito tempo desperdiça combustível.

Evite sobrecarregar o seu veículo

Retire o excesso de peso do seu veículo; quanto mais peso o seu carro tiver, mais combustível consome.

Verificar a pressão dos pneus

O facto de os pneus não estarem calibrados com a pressão correcta provoca mais fricção na condução, o que leva a um maior consumo de combustível.

Para evitar esta situação, verifique regularmente a pressão dos pneus e mantenha-os corretamente calibrados.

Efetuar a manutenção regular do veículo

Mantenha o seu motor em boas condições através de uma manutenção regular, mudando o óleo e substituindo os filtros.

Lembre-se de que um motor bem cuidado é mais económico em termos de combustível.

Utilize o ar condicionado com moderação

ar-condicionado deixa de arrefecer, ar condicionado não dá frio

A utilização do ar condicionado do seu automóvel pode aumentar o consumo de combustível, especialmente quando conduz a velocidades mais elevadas. Utilize-o com moderação e, sempre que possível, abra as janelas.

Planeie as suas viagens

Evite os engarrafamentos e os trajetos mais longos. Planeie as suas viagens de modo a que sejam o mais curtas possível e evite conduzir em condições de trânsito intenso.

Tire o máximo partido da inércia

Quando abrandar ou descer uma rampa ou uma descida, tire o máximo partido da inércia do seu veículo e evite acelerar ou manter o pé no travão. Trave utilizando o motor do seu automóvel para ajudar a controlar a velocidade e poupar combustível.

Escolha sabiamente quando abastecer o seu veículo

Evite abastecer o seu veículo em horas de ponta ou em dias muito quentes, pois a evaporação do combustível pode levar a que pague mais por menos combustível.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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