É perigoso conduzir um veículo elétrico durante uma inundação?

As condições meteorológicas têm sido bastante imprevisíveis nos últimos tempos e as redes sociais têm estado repletas de vídeos de proprietários de automóveis a despedirem-se de veículos depois de terem ficado submersos. Outros partilharam imagens de automóveis protegidos com película de plástico e amarrados a postes conforme mostrámos aqui. Não é segredo que carros e água não se misturam. E no caso dos carros elétricos? É perigoso para o condutor estar dentro de um veículo elétrico durante uma chuva forte? E conduzir um veículo elétrico durante uma inundação?

Quais são os riscos de conduzir um veículo elétrico numa parte mais inundada?

Tanto os carros eléctricos como os movidos a motor não se devem conduzir em partes mais inundadas, especialmente se estiverem em movimento. De facto, metade das mortes durante as cheias envolve veículos. Especificamente para os veículos eléctricos, a água das cheias pode não só desviá-lo da sua rota ou levá-lo a afogar-se, como também pode danificar a bateria de forma irreparável.

Os veículos eléctricos são concebidos para serem seguros contra uma quantidade normal de exposição à água. No entanto conduzir através de uma inundação pode levar a uma série de cenários maus, alguns fatais. As baterias são frequentemente seladas para se manterem à prova de água, mas se a água entrar, a bateria entra em curto-circuito e acaba por falhar. Por vezes, o curto-circuito pode mesmo provocar um incêndio.

chuva chamadas, veículo elétrico inundaçãoA exposição à água também pode causar danos mecânicos, danos interiores e todos os outros problemas com que qualquer carro – elétrico ou não – se depara quando submerso em água. Por isso, é provável que não queira conduzir o seu veículo elétrico em águas de inundação. Se o fez, deve mandar verificar o automóvel para garantir que ainda é seguro conduzir.

Qual é a quantidade máxima de água que os VEs podem atravessar?

Não se deve ultrapassar zonas com a água superior a 10 centímetros. Esta é a recomendação geral. De facto, esta profundidade é quando a água pode começar a danificar o seu veículo ou fazer com que perca o controlo. Claro que existem veículos com capacidades diferentes.

Seja como for provavelmente, é melhor não levar a profundidade de um carro ao limite, uma vez que a água da inundação não só pode danificar o seu EV, como as correntes podem empurrar o seu veículo para fora da estrada, ou pode acabar completamente submerso.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também