O custo de vida tem vindo a subir cada vez mais com o passar dos anos, não só nos alimentos, combustÃveis, água, luz, etc… Mas mais concretamente em coisas mais tangÃveis como a casa, e claro, o carro.
Infelizmente, quando o custo de vida aumenta, muito dificilmente volta a cair. Uma tendência que obviamente está a afetar o mercado automóvel, que hoje em dia movimenta muitas menos unidades relativamente a um passado recente.
Aliás, basta olhar para o nosso artigo relativamente às várias gerações do Renault Clio para perceber o quão mudou a forma como um consumidor compra ou não um carro novo, especialmente em Portugal.
De forma mais concreta, segundo dados do Reino Unido, de janeiro a outubro, o número de carros abatidos atingiu as 798.363 unidades. Incluindo aqui carros particulares e veÃculos comerciais leves. Ou seja, menos de metade face ao número de compra de veÃculos novos que atingiu as 1.889.758 unidades!
Porquê tanto medo ou recusa em mudar de carro?
Bem, existem vários fatores. O primeiro, está no preço de um automóvel novo, especialmente após a pandemia de COVID-19. Mas talvez mais importante que isso, é mesmo facto de a revolução elétrica ainda ser uma incógnita para muitos consumidores.
- Comprar um carro elétrico agora? É caro e ninguém sabe o que pode acontecer às tecnologias de carregamento, nem quanto tempo uma bateria pode durar.
- Comprar um carro a gasóleo? Esqueça isso, o gasóleo está “morto”. É um caminho sem futuro.
- Gasolina com ajuda elétrica? Esta costuma ser uma das alternativas mais sensatas, mas também não representa grande evolução face aos carros mais simples a gasolina.
- Esperar por algo melhor? Esta tem sido a escolha dos condutores. Ao mesmo tempo que optam por carros usados para o “agora”.
Qual o veÃculo que dominou o abate no Reino Unido em 2023?
Provavelmente, descobriu logo no tÃtulo, o Ford Focus foi o veÃculo com 42.637 exemplares a irem para as sucatas só neste ano. Mas isto tem uma razão de acontecer, é que desde a sua chegada em 1998, o Ford Focus foi um dos carros mais procurados no Reino Unido. Com os compradores com um foco na utilização familiar a preferir esta oferta face à s ofertas dos rivais.
De 1999 a 2009, durante duas gerações, o Focus foi o carro que ocupou o primeiro lugar nas vendas de carros novos no Reino Unido!
Dito isto acima, logo a seguir aos exemplares do Ford Focus a irem para a sucata, temos o Vauxhall Astra, com 35.578 unidades destruÃdas, o Vauxhall Corsa com 34.405 unidades, seguido de perto pelo Ford Fiesta com 32.935 unidades abatidas.
- Nota: Vauxhall = Opel. A marca usa outro nome no Reino Unido.
Em suma, não está nada fácil de trocar de carro nos tempos que correm. Preços inflacionados, custo de vida alto e incerteza na tecnologia do futuro estão a colocar pressão na decisão de compra de carro novo.
Contudo, cada caso é um caso! Será que compensa estar sempre a arranjar o seu carro antigo?
Ademais, o que pensa sobre os condutores manterem o seu carro por mais tempo? Será está a decisão acertada e até mais ecológica? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!