Concursos de TV eram um problema. Levaram limitações!

Hoje em dia, os tradicionais filmes de sábado à tarde e domingo à tarde foram substituídos por programas mais populares, em que alguns dos canais generalistas vão a algumas vilas portuguesas para promover artistas locais e alguma gastronomia. Dito isto, além de muito apoio das autarquias locais, estes programas de TV também começaram a tendência dos concursos telefónicos em que alguns “sortudos” poderiam ganhar uma quantia em dinheiro substancial, ou então um fantástico carro.

Isto causou grandes problemas, especialmente junto da população mais velha e mais ingénua. A coisa era tão grave que as próprias fornecedoras de serviço telefónico tiveram de limitar o número de chamadas que cada cliente pode fazer.

Concursos de TV eram um problema. Levaram limitações!

Portanto, durante muito tempo, as chamadas de valor acrescentado de participação a este tipo de concurso não tinham quaisquer limites associados. O que por sua vez, fez com que o público-alvo destes programas, ou seja, a população mais envelhecida, gastasse enormes quantidades de dinheiro em busca da sorte grande.

É um pouco o mesmo esquema das raspadinhas. Quem tem menos dinheiro, é quem mais procura pela “sorte grande”. O problema é que enquanto no caso das raspadinhas só pode comprar enquanto tem dinheiro, a conta telefónica só chega no final do mês. Ou seja, muitos destes “idosos” chegavam ao fim do mês sem dinheiro suficiente para pagar as contas. Isto significava um problema para a operadora, para o cliente, e até para os canais generalistas que não iriam receber o devido dinheiro.

Por isso, para garantir que é possível controlar este problema, sem afetar demasiado a percentagem de lucro média, as operadoras criaram alguns limites nas chamadas. Ou seja, existe um limite máximo de chamadas para números de valor acrescentado.

  • 10 chamadas para números começados em 760
  • 6 chamadas para números começados por 761

Isto significa que no máximo, um único cliente poderá fazer 16 chamadas. O que ainda é significativo, especialmente tendo em conta o valor de cada uma. Mas é um limite que foi mesmo necessário implementar, tal era a loucura em Portugal.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também