Nem de propósito! O mundo ainda está a reagir à morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira, e já temos disponível em streaming um dos filmes mais oportunos do momento: Conclave, um thriller político-religioso que mostra exatamente o que acontece quando o mundo católico se reúne para eleger um novo Papa.
Sim, não estamos a falar de um filme novo a estrear, visto que chegou aos cinemas algures em Outubro do ano passado. Mas, para quem não o viu no cinema, a estreia no lado do streaming foi agora, na Amazon Prime Video.
Um thriller no Vaticano!
O filme é realizado por Edward Berger (o mesmo de Nada de Novo no Front) e conta com Ralph Fiennes no papel principal, como Cardeal Lawrence, homem encarregado de liderar o Conclave, e que acaba por tropeçar em vários segredos que podem virar a Igreja do avesso.
Dito tudo isto, Conclave é baseado no bestseller de Robert Harris, e mergulha nos bastidores do Vaticano, naquele que é um dos rituais mais misteriosos e fechados do mundo moderno. Tudo se passa a portas fechadas na Capela Sistina, e o ambiente é de tensão, alguma conspiração, e claro, fé.
Coincidência ou providência?
Com os cardeais reais já a caminho de Roma para eleger o sucessor de Francisco, Conclave ganha ainda mais peso. Nem importa se és católico ou não! O filme é um retrato poderoso de como se decide o futuro daquela que é a religião mais poderosa à face da terra.
Curiosamente, é raro ver um filme que bate tão de perto com a realidade. A crítica já o aplaudiu, com 93% de aprovação no Rotten Tomatoes, e há quem diga que é a melhor adaptação de sempre de um livro de Robert Harris.
Pessoalmente já o vi, e acho um projeto muitíssimo importante. Vale a pena.
Assim, se queres perceber o que está prestes a acontecer em Roma, sem filtros e com muito drama à mistura, este é o momento ideal para ver Conclave.