Ter um PC Desktop feito à medida significa (quase) sempre mais performance, um preço mais apelativo, e claro, uma máquina que pode ser atualizada ou adaptada a quaisquer necessidades.
Porém, apesar do facto de a montagem de um PC estar agora muito mais “normal”, a realidade é que alguns consumidores continuam a ter algum receio de mexer nos componentes, ou mais concretamente, de ter de ligar e desligar cabos dentro de uma caixa de um computador desktop.
É exatamente isso que a indústria está a tentar mudar.
Computadores: Futuro é sem cabos. O futuro começa agora!
Portanto, muitas das fabricantes mais populares de componentes da indústria quer acabar com os cabos entre a fonte de alimentação, motherboard, e claro, a sempre necessária placa gráfica. Isto vai agora para a frente com o padrão BTF 3.0! Que graças a uma conexão traseira na motherboard, vai ser possível passar até 1500W de potência sem cabos à vista.
De facto, a ASUS, bem como outras fabricantes, têm passado os últimos anos a tentar mudar as coisas. Mas, verdade seja dita, não tem sido fácil… Apenas a ASUS tem feito um esforço mais a sério com a estratégia BTF (Back to the Future), que parece estar agora a ganhar alguma importância no mercado.
Sendo exatamente por isso que a nova versão 3.0 tenta mudar o paradigma ao passar energia para todos os componentes com um único cabo ligado na traseira da motherboard. Um cabo que vem diretamente da fonte de alimentação.
Mas… tudo isto tem um problema grave…
Para este tipo de sistema resultar, é preciso comprar fontes de alimentação, motherboards e placas gráficas com suporte ao padrão. Ou seja, são componentes específicos, o que os torna mais raros, e claro, ligeiramente mais caros.
Para isto ser de facto o futuro, é preciso que outras fabricantes adotem o padrão. Seria bom para todos.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Gosta da ideia? Já montou alguma PC à mão? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!