Desde o ano passado, que comprar uma placa gráfica, ou um processador de gama alta, é uma missão extremamente complicada, por vezes até impossível. Mas na verdade, esquecendo esses dois componentes, o mundo dos computadores nem foi assim tão afetado quanto isso… Até agora!
86 milhões de computadores vendidos em 3 meses. Crise começa agora
Portanto, a pandemia anda a afetar quase todas as indústrias do planeta, desde o início de 2020, e pelos vistos, vai começar agora a trazer mais problemas para o mundo dos componentes para PCs.
Afinal, de acordo com o último estudo de mercado da IDC, foram enviados cerca de 86 milhões de computadores (portáteis, desktops e workstations) para as prateleiras, apenas no terceiro trimestre de 2021, ou seja, no período entre Agosto e Setembro. O que por sua vez significa um aumento de 3.9% relativamente ao mesmo período do ano passado. (Este foi o sexto trimestre consecutivo, em que o mercado de computadores cresceu).
Um número que incrível, mas que a partir de agora, deve começar a baixar. Não devido a uma queda na procura, mas sim devido a problemas nas linhas de produção dos mais variados componentes, bem como problemas de logística.
Aliás, tenho vindo a avisar que esta época natalícia de 2021, vai ser complicado para todos nós. Porque não há contentores suficientes para distribuir… Bem… Tudo! Quer brinquedos? não vai haver. Quer telemóveis? Não vai haver. Quer computadores? Também não vai conseguir encontrar.
Em suma, antes de as coisas começarem a melhorar, muito provavelmente a meio de 2022, vai tudo piorar, muito significativamente.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já começou as compras de Natal? Ou acha que vai ser tudo igual? E não há razões para ter medo. Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!