Windows 11: este update pode deixar o computador sem funcionar!

Há alguns dias, a Microsoft lançou a última atualização não relacionada com a segurança para o Windows 11 e o Windows 10. O último recebeu várias correções úteis, enquanto o Windows 11 recebeu alguns novos recursos e alterações. Se estiver tentado a experimentar o KB5039302, tenha cuidado com um bug muito desagradável. É que o update KB5039302 do Windows 11 está a causar reinícios infinitos em alguns sistemas e pode mesmo deixar o computador sem funcionar!

Windows 11: este update pode deixar o computador sem funcionar!

De acordo com uma publicação no site oficial do Windows Health Dashboard, o problema afeta os computadores equipados com as versões cliente do Windows 11 22H2 e 23H2. Como não há soluções alternativas, a Microsoft pausou o lançamento do KB5039302 para evitar a disseminação deste bug bastante grave.

Fonte: WindowsLatest.com

Depois de instalar as actualizações lançadas a 26 de junho de 2024 (KB5039302), alguns dispositivos poderão não arrancar. Os sistemas afetados podem reiniciar repetidamente e exigir operações de recuperação para restaurar a utilização normal.

A Microsoft afirma que os utilizadores da edição Home do Windows 11 têm menos probabilidades de encontrar o erro. A Microsoft está a trabalhar numa resolução e fornecerá mais informações em breve.

Outra falha a incomodar os utilizadores

A Microsoft tem conhecimento de um bug no Windows 11 (e no Windows 10) que pode enviar notificações a pedir permissão para alterar o fuso horário. Se for afetado, receberá uma notificação a informar que o Windows detectou uma alteração e sugere uma alteração para corresponder à sua localização. No entanto e apesar do Windows pedir para mudar a hora é um erro!

“Todos os dias, e várias vezes por dia, o Windows envia uma notificação a pedir permissão para alterar o fuso horário. Isto é muito irritante porque o fuso horário não tem qualquer razão para mudar e não mudou. Estou em França e o PC não mudou de localização. O fuso horário é CET (CEST no verão)”, referiu um dos utilizadores afetados numa publicação no Feedback Hub.

O site Windows Latest também recebeu um desses alertas do nada. O que é particularmente interessante é que essas notificações aparecem repetidamente num loop, independentemente de selecionar ou não “Aceitar” ou “Ignorar” a solicitação.

Windows mudar a hora

Como mostrado na captura de ecrã acima, a notificação de Data e Hora do Windows 11 avisa que foi detectada uma “Alteração de fuso horário” e que “devido a uma alteração de localização, foi detectada uma nova hora. Se estiver correta, prima Aceitar para definir”.

Se clicar em “aceitar” ou na bolha de notificação, será aberta a página de definições de Data e Hora, onde tudo parece normal.

Entretanto muitos utilizadores já começaram a reportar este problema há 3 semanas.

A boa notícia é que a Microsoft está ciente deste problema. Assim está a chegar uma correção.

“Este é o segundo sistema em que surge esta mensagem sobre a minha mudança de fuso horário. Depois de definir a data e a hora (fuso horário Central), porque é que o Windows pensa que me desloquei 455 milhas para Este? Corrijam o vosso maldito sistema operativo, Microsoft”, referiu outro utilizador afetado num post do Feedback Hub.

Em alguns casos raros, esta situação ocorreu durante vários meses (uma vez por dia), mas agora ocorre ainda com mais frequência, cerca de duas vezes por hora (e a frequência está a aumentar constantemente).

Mas a falha no fuso horário não é o único bug que assola o Windows 11. Conforme relatado no início da semana passada, a Microsoft confirmou três bugs no Windows 11 23H2 e atualizações de segurança mais antigas, incluindo um problema em que a aplicação fotos deixa de funcionar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também