As infecções repetidas por malware num dispositivo supostamente limpo não são apenas frustrantes, mas podem ser um sinal de uma grave ameaça à segurança. Compreender porque é que isto acontece e resolver o problema imediatamente é crucial para proteger os seus dados e garantir que o seu dispositivo permanece seguro. Mas afinal porque é que o seu computador está sempre a ser reinfetado?
Computador reinfetado? Teste possíveis backdoors
Uma das razões mais comuns para a persistência de malware é uma backdoor. Uma backdoor é um termo geral que se refere a qualquer método que permita o acesso não autorizado e a manipulação do seu dispositivo sem o seu consentimento. Os utilizadores mal intencionados aproveitam frequentemente estas backdoors como um ponto de acesso persistente no seu dispositivo, permitindo-lhes reinstalar malware mesmo depois de o ter eliminado no passado.
Isto faz com que as backdoors, como um Trojan ou RAT, sejam alguns dos tipos de malware mais insidiosos. Alguns dos sinais mais comuns de que o seu dispositivo foi pirateado incluem atividade de rede invulgar, modificações não autorizadas de ficheiros e comportamentos estranhos do sistema, como aplicações que falham frequentemente, pop-ups invulgares e sobreaquecimento.
Se o seu dispositivo continuar a ser reinfectado após a remoção de malware e suspeitar de uma backdoor no seu dispositivo, efectue uma análise abrangente do sistema com ferramentas como o Malwarebytes.
Cuidado com dispositivos externos
Partilhar dispositivos de armazenamento externos, como unidades flash USB, cartões SD e SSDs, com amigos, familiares e colegas de trabalho é uma prática comum que facilmente espalha malware por diferentes dispositivos. Se o seu computador continuar a ser infetado, poderá querer ter um cuidado extra ao partilhar dispositivos externos com outras pessoas.
Entretanto há outras coisas que pode fazer. Desactive o Autorun e o AutoPlay no Windows, Ative a proteção contra escrita em dispositivos USB quando transferir dados. Isto evita alterações não autorizadas no dispositivo. Entretanto em vez de partilhar dispositivos de armazenamento físicos, pode utilizar o armazenamento na cloud para partilhar ficheiros com amigos, familiares e colegas de trabalho.
Atenção à navegação
Os hábitos de navegação inseguros podem expô-lo a sites perigosos, transferências automáticas ou esquemas de phishing. Uma abordagem cautelosa à navegação pode reduzir significativamente as infecções por malware.
Também é importante ter cuidado com ligações e transferências suspeitas. Antes de clicar numa ligação, passe o rato sobre ela para ver onde vai dar. Se lhe parecer estranho ou desconhecido, afaste-se. Da mesma forma, transfira aplicações e ficheiros de lojas de aplicações oficiais ou de sites de confiança para evitar a instalação acidental de software nocivo.
Se tudo o resto falhar, reformate o seu dispositivo
Quando todas as tentativas falharem, formatar pode ser a única solução. Embora seja uma medida drástica, garante a remoção do malware persistente no seu dispositivo. Mas se o malware ainda persistir, poderá também ter de reformatar todos os outros dispositivos que está a utilizar.