Comprou um smartphone Xiaomi? Então faça isto!

Se comprou ou vai comprar um smartphone Xiaomi saiba que há algumas coisas que deverá fazer para que o possa aproveitar ao máximo desde o primeiro momento. É que uma boa configuração de base, garante uma boa utilização ao longo do tempo.

Atualizar o smartphone

Muitas pessoas compram o smartphone e começam logo a utilizá-lo, o que faz sentido. Mas para que tudo corra bem é necessário atualizá-lo, nomeadamente uma vez e outra. É que normalmente quando levamos o equipamento para casa há vários updates a fazer. Assim e depois da configuração inicial carregue em Definições e logo a seguir dê atenção à primeira opção, Sobre o Telemóvel. Aí ou carrega nela e depois em atualizar, sobretudo se quiser ver em que versão está, ou então pode apenas carregar em Atualizar logo à frente da opção.
À partida terá de fazer isto mais do que uma vez. Isto porque não dá para para passar logo para a última versão. É necessário seguir um processo para que tudo fique bem feito.

comprou um smartphone xiaomi? faça isto primeiro!

Depois é só esperar que a transferência termine. O processo à partida deverá ser rápido mesmo que ela tenha alguma dimensão. No entanto e para não ter surpresa com os dados recomenda-se que esteja ligado a uma rede Wi-Fi. Se estiver perto do router e de uma ligação 5GHz ainda melhor.

Quando este processo terminar e a nova atualização estiver instalada, verifique de novo se existe algum update. Se existir repita o processo até deixar de ser notificado acerca da existência de novas atualizações.

Definir o tipo de modo que prefere

Pessoalmente prefiro o modo escuro. No entanto há várias pessoas que gostam de utilizar o modo claro no smartphone. Assim esta é outra das coisas que deverá fazer se comprou um smartphone Xiaomi. Para isso basta ir às definições e depois a ecrã e brilho. Aí opte pelo modo claro e pelo modo escuro, conforme for a sua preferência. Isto irá refletir-se em todo o sistema.

comprou um smartphone xiaomi? faça isto primeiro!

Faça uma limpeza ao que está a mais

Todos os smartphones vêm com aplicações de que não precisamos e que acabam apenas por ocupar espaço. Assim antes de passarmos ao passo seguinte vale a pena darmos uma bela limpeza e remover as apps que estão a mais.

Por exemplo nos smartphones da Xiaomi vem de base a app da Amazon ou o AliExpress. Se não utiliza nenhuma das duas, apenas como exemplo, deve remover. Tudo é tão simples como ficar a carregar por cima da app e escolher o caixote de lixo. Depois é só confirmar que pretende desinstalar a aplicação.

comprou um smartphone xiaomi? faça isto primeiro!

Atualize tudo na Play Store

Abra a Play Store, carregue no símbolo do seu perfil e depois carregue em gerir apps e dispositivos. A seguir é só carregar em Atualizar tudo e aguardar até que o processo esteja concluído. Isto é importante até porque algumas apps poderão não funcionar corretamente até o fazer.

Localizar o dispositivo

A opção de encontrarmos o nosso dispositivo pode ser muito útil. Especialmente quando não sabemos onde o deixámos. Para vermos se está ativada temos de ir a Definições e depois escolher a opção Google. A seguir temos de escolher localizar o meu dispositivo. Depois na nova janela é só ativar esta função. Caso ainda não esteja.

Se configurar uma conta Xiaomi pode também utilizar este serviço do fabricante. Aliás é a principal razão para o fazer.

Personalizar o ecrã de bloqueio

Se encontrar um dispositivo com um ecrã de bloqueio não muito apelativo, talvez não o chame tanto à atenção. Com o HyperOS passa-se exatamente o contrário. É possível personalizar ao máximo este ecrã.

comprou um smartphone xiaomi? faça isto primeiro!

Abra as definições e para ser mais rápido lá chegar na pesquisa escreva estilo de bloqueio. A seguir pode optar entre clássico, Losango ou Revista. Para além dos estilos pode alterar o tipo de letra do texto do ecrã de bloqueio e o estilo do relógio para o tornar o mais personalizado possível.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também