Se vai comprar uma TV usada tenha muita atenção a isto!

Comprar uma TV usada pode fazer sentido por várias razões. Afinal de contas, os televisores podem ser caros e a compra de uma tv usada pode ajudar a obter mais funcionalidades e um ecrã maior por menos dinheiro. No entanto, ninguém quer surpresas desagradáveis, pelo que é compreensível que abordemos a compra de um televisor usado com cautela. Embora a compra de um televisor novo seja um processo bastante simples, a compra de um televisor usado pode ser repleta de incertezas.

Antes de começar a comprar, deve ter em conta que provavelmente terá dificuldade em encontrar os modelos de TV mais recentes no mercado de usados. Quando compra uma TV em segunda mão, dependendo do local onde o compra, também recebe uma garantia menor ou perde completamente a proteção da garantia. Ainda assim algumas lojas incluem garantia em determinadas ocasiões.

Estado do ecra

Verificar se o ecrã tem defeitos é uma das primeiras coisas que deve fazer quando vai comprar uma TV usada. Embora possa parecer que está a fazer um bom negócio com o televisor que está a comprar, se este tiver um problema que não seja imediatamente perceptível, como queimaduras ou cintilação intermitente do ecrã, ficará frustrado e preso a um problema que não esperava quando o levar para casa. Pode minimizar a probabilidade de isto acontecer examinando minuciosamente o ecrã antes de comprar o televisor. Comece por verificar se existem fissuras ou riscos no ecrã. Embora um pequeno risco possa parecer inofensivo, pode distraí-lo e prejudicar a qualidade da imagem, já para não falar que um pequeno risco pode piorar com o tempo.

(mini-review) lg tv qned mini-led 65'': oled para quê?, comprar TV usadaTambém deve procurar pixéis mortos. Poderá detectá-los procurando pequenos pontos que permanecem pretos ou presos numa só cor. Algumas marcas de TV, como a Samsung, têm testes de pixéis que pode fazer para verificar se há problemas. Pode concluir a verificação do ecrã certificando-se de que não há queimaduras no ecrã (especialmente nos modelos OLED), descoloração, manchas escuras ou brilho inconsistente.

Portas e conetividade

As portas são uma das partes mais importantes dos televisores modernos e, se não estiverem a funcionar corretamente, terá dificuldade em ligar os seus dispositivos e não conseguirá tirar o máximo partido do seu televisor. Dependendo do tempo que o vendedor tem o seu televisor, é muito provável que as portas tenham sido muito utilizadas.

box lenta, (análise) tv sony bravia 8: cinema em casa... com google!

É por isso que é tão importante testar todas as portas – HDMI, USB, VGA, etc. – antes de comprar uma TV usada. Pode fazer isso ligando um dispositivo a cada porta e vendo se funciona. Também deve verificar se as portas do televisor apresentam sinais de desgaste, incluindo ligações soltas, pinos dobrados, acumulação de sujidade e outros sinais de danos que possam afetar negativamente o desempenho do televisor.

Funcionalidades inteligentes e suporte de software

Todos nós já passámos por isso com os nossos smartphones: quando os compramos, abrem aplicações rapidamente e funcionam sem problemas, depois passam alguns anos, deixam de receber actualizações e torna-se uma luta conseguir que executem até mesmo funções básicas. As Smart TVs funcionam da mesma forma, abrandando com o tempo e perdendo o acesso a certas aplicações e funcionalidades à medida que o suporte de software termina. Assim tenha atenção a isto.

Se tiver determinadas aplicações obrigatórias, deve certificar-se de que o televisor que está a considerar as suporta.

Idade e historial de utilização

Quanto mais velho for um televisor maior é a probabilidade de ter problemas. Em média, as pessoas actualizam os seus televisores a cada cinco a 10 anos, o que faz sentido, dado que muitas smart TVs deixarão de receber actualizações durante esse período de tempo. Pode conseguir tirar mais anos de vida de um televisor, mas a probabilidade de avaria é maior quanto mais velho for. É por isso que é tão importante prestar atenção à idade do televisor antes de o comprar. Uma boa regra geral é comprar apenas televisores com menos de cinco anos. Pode fazer isso verificando o número do modelo para confirmar o que o vendedor lhe disse.

melhorar a voz na smart tv, (análise) tv sony bravia 8: cinema em casa... com google!

Qualidade do som

Embora a maioria das pessoas se concentre na qualidade da imagem quando compra um televisor, o som é igualmente importante. É por isso que fazer um teste de som deve estar sempre na sua lista de tarefas obrigatórias quando compra um televisor usado.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também