É isto que deve procurar se quer comprar uma TV para jogar

Muitas pessoas escolhem essencialmente uma TV para séries e filmes. No entanto, há quem prefira uns bons jogos e nessa altura as preferências mudam. Se está no grupo das pessoas que prefere jogar então vamos dizer-lhe o que deve procurar se quer comprar uma TV para jogar. Um televisor adequado e dedicado a jogos tem um conjunto diferente de normas. Pode ser um investimento um pouco elevado, mas permite que a sua consola mostre realmente o que vale.

É isto que deve procurar se quer comprar uma TV para jogar

Em primeiro lugar, vamos assumir que se trata de um televisor de sala que vai ser utilizado conjuntamente para jogar e ver jogos, e não num quarto. O aspeto mais importante é decidir qual o tamanho adequado para a sua divisão e distância de visualização. Para a maioria dos locais – exceto num cinema em casa dedicado – o tamanho ideal é algures entre 42 e 55 polegadas. Isso permite-lhe obter o melhor retorno do seu investimento em termos de equilíbrio entre um televisor económico e uma experiência de jogo cinematográfica. Uma boa regra geral é certificar-se de que o televisor preenche cerca de metade do seu campo de visão. Assim, quando há cerca de 1,5 metros de espaço entre o suporte da TV e o sofá, 55 polegadas é o ideal.

Considere um painel OLED

Os painéis OLED já estão no mercado há algum tempo e estão a caminho de se tornarem o tipo de ecrã padrão em todo o mundo. Apesar disso, custam mais do que os típicos painéis LCD. Valem a pena? Resposta curta: muito provavelmente, sim. Coloque um LCD e um OLED lado a lado, e o último terá cores mais vivas, pretos mais profundos, melhor contraste (e melhor HDR) e um ângulo de visualização superior. O aspeto dos pretos mais profundos é o maior argumento de venda aqui. Com os LCDs, a retroiluminação está sempre ligada, pelo que qualquer preto será mais cinzento.

portas USB da TV, Som horrível? Veja como melhorar o áudio da sua TV!, TV nova, televisão ligada enquanto dorme, compre uma TV, OLED, Mudar de TV no Natal

Obtenha uma taxa de atualização elevada

A taxa de atualização e FPS (fotogramas por segundo) são essencialmente sinónimos quando se fala de painéis de TV e jogos. Por isso, um painel com 60 Hz pode suportar uma taxa de fotogramas máxima de 60 frames por segundo. Entretanto lembre-se de que a taxa de atualização (e, por conseguinte, o FPS) é fundamental. Estudos provaram que ecrãs com taxas de atualização mais elevadas conduzem a tempos de reação mais rápidos simplesmente devido à física. Assim quanto mais imagens forem mostradas por segundo, mais depressa chegam aos seus olhos e mais depressa pode reagir. A latência do ecrã normal de 60 Hz irá literalmente atrasá-lo. Tudo isto para dizer que deve dar prioridade à taxa de atualização mais elevada que puder pagar.

Hoje em dia, os televisores de 120 Hz são bastante comuns, o que os coloca facilmente em território económico. Recomendamos que seja esse o seu objetivo. A PlayStation 5 não consegue reproduzir tudo a 120 FPS, mas muitos títulos conseguem atingi-lo quando definidos para o modo de desempenho.

Dê prioridade à baixa latência

A baixa latência e o baixo tempo de resposta são adjacentes a uma taxa de atualização elevada. Para evitar confusões, a latência é melhor entendida quando se fala de atraso de entrada, ou o tempo que a sua entrada (premir um botão) demora a refletir-se no ecrã (a sua personagem no jogo a fazer algo). Um painel sólido de baixa latência reduz esse tempo numa ordem de milissegundos, o que será uma diferença notável se estiver habituado a painéis que não foram concebidos para jogos.

returnal

Escolha um painel compatível com HDMI 2.1

Os padrões HDMI, tal como o USB-C, podem ser confusos. Assim, se possível, deve procurar a norma HDMI 2.1b mais recente. De acordo com a própria HDMI, a HDMI 2.1b suporta 4K a 120 FPS – vai até às resoluções de 10K, de facto, prova do quanto a norma avançou ao longo dos anos. Suporta HDR, VRR, ALLM (a funcionalidade de latência automática que mencionámos anteriormente) e outras tecnologias de redução de latência como QMS (Quick Media Switching).

Entretanto o suporte para uma alta taxa de frames e latência reduzida é especialmente importante para os jogos. Antes do 2.1, o HDMI tinha um limite máximo de 60 FPS em 4K. Se quiser taxas de frames superiores a 120 FPS (e quiser ligar um PC), procure TVs com DisplayPort. Lembre-se de que o HDMI é muito mais comum nos painéis de TV, pelo que poderá ter dificuldade em encontrar suporte para DisplayPort.

Agora já sabe o que deve procurar se procura comprar uma TV para jogar.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também