Os piores erros que pode fazer a comprar uma Smart TV!

A televisão continua a ser o grande sistema de entretenimento nas casas dos portugueses. É por esse motivo que a maioria dos lares não têm uma, mas sim duas ou três. Entretanto os televisores tradicionais têm vindo a ser substituídos por sistemas inteligentes. Se está a pensar seguir exatamente isto e comprar uma Smart TV então cuidado com estes erros!

Os piores erros que pode fazer a comprar uma Smart TV!

Ouvir só o vendedor numa loja

Muitas pessoas só compram um televisor depois de terem visto uma demonstração na loja ou depois de ouvirem durante algum tempo o vendedor desse espaço. Mas comprar um televisor porque o modelo da loja tem um ótimo desempenho pode ser um erro – e um erro caro.

reduzir os reflexos no ecrã do televisor

Os televisores de loja têm normalmente um modo de demonstração, que tem definições de ecrã alteradas. É por isso que se vêem imagens nítidas e cores demasiado saturadas e vivas. É certo que estas definições parecem impressionantes sob as luzes brilhantes da loja, mas raramente são as mesmas que se obtêm quando se encomenda o mesmo modelo.

Da mesma forma, é melhor não tomar uma decisão com base no discurso de um vendedor. É certo que podem parecer bem informados e convincentes, mas estão lá para lhe vender um produto e não para defender os seus interesses.

Comprar o tamanho errado

Se quiser escolher o televisor certo para a sua sala de estar ou para qualquer outro espaço da sua casa, preste atenção ao tamanho. Se for demasiado grande, pode sobrecarregar o espaço e tornar a sua experiência de visualização desconfortável. Por outro lado, se comprar um televisor demasiado pequeno, terá o problema oposto.

Para obter o tamanho de televisor adequado, considere a sua distância de visualização (ou seja, a distância entre o local onde se senta e o ecrã). Uma boa regra geral é manter uma distância de visualização entre 1,2 e 1,6 vezes a medida diagonal do ecrã.

O sistema operativo da TV

Tal como o seu telemóvel funciona com o sistema operativo iOS ou Android, a sua smart TV também tem um sistema operativo. As TVs Samsung, por exemplo, funcionam com Tizen, um sistema operativo baseado em Linux. Se tiver um telemóvel Samsung, verá que a integração entre o telemóvel e a TV é particularmente perfeita.

WebOS

Tecnologia do ecrã

Quando começar a olhar para as smart TVs, notará que os fabricantes utilizam várias abreviaturas, incluindo QLED, OLED e LED, para se referirem à tecnologia de ecrã.

Pode parecer confuso, mas estas abreviaturas são importantes e podem fazer uma enorme diferença na qualidade da imagem que obtém. E a verdade é que alguns ecrãs são melhores do que outros para determinadas definições.

Neo, QLED; Samsung

Por exemplo, se estiver à procura de uma smart TV para colocar numa sala bem iluminada, é melhor optar por uma QLED TV com um ecrã brilhante. No entanto se pode controlar a luz da sala, vale a pena comprar uma TV OLED para uma experiência envolvente. Um OLED não funcionará numa sala bem iluminada porque o ecrã não é assim tão brilhante, por isso, mesmo que se gaste num modelo caro, ficará desapontado com os resultados se o colocar num espaço com muita luz natural.

Por outro lado, se estiver à procura de uma smart TV económica para uma divisão adicional, como o quarto, uma TV LED pode ser a sua melhor aposta. Tem uma qualidade de imagem decente, mas está disponível em vários orçamentos.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também