Muitas pessoas não dispensam uma máquina fotográfica, apesar de terem um smartphone com boas capacidades fotográficas. De facto, tem algumas mais valias. Mas se precisa de trocar, será boa ideia comprar uma máquina fotográfica DSLR em 2024?
Comprar uma máquina fotográfica DSLR em 2024 é má ideia?
Provavelmente não vai usar todas as definições
É provável que se sinta pressionado a utilizar todos os modos e definições quando compra uma câmara pela primeira vez. Mas se não o fizer intencionalmente, estará a complicar desnecessariamente o processo de captura de imagens. Para a maioria das fotografias, o seu smartphone é mais do que suficiente. Isto é especialmente verdade se utilizar um iPhone e puder aceder ao Modo Retrato.
Se está a pensar comprar a sua primeira câmara, recomendo vivamente que se pergunte porquê. Uma vez que há muitas coisas que os smartphones não podem fazer e que as DSLRs podem, pode ser o próximo passo que precisa de dar na sua viagem fotográfica. Mas se já tiver o modo ou a funcionalidade de que precisa no seu smartphone, não vale a pena comprar uma câmara.
O seu smartphone é mais fácil de transportar
A maior vantagem de utilizar um smartphone em vez de uma DSLR é o facto de ser muito mais fácil de transportar. Não precisa de se preocupar em baralhar a sua bagagem de mão, nem precisa de ficar aborrecido por não ter conseguido captar uma imagem enquanto estava na rua. Ter o smartphone à mão significa que provavelmente irá tirar mais fotografias, o que naturalmente irá melhorar as suas capacidades fotográficas com o smartphone.
Um smartphone pode fazer a maioria das coisas que uma DSLR pode
As câmaras dos smartphones têm limitações, mas pode dizer-se o mesmo de todas as câmaras. Os smartphones modernos têm uma boa qualidade de imagem e são mais do que suficientes se estiver apenas interessado em partilhar fotografias nas redes sociais.
Para além de tirar boas fotografias com o seu smartphone, diríamos que o seu dispositivo móvel é melhor do que uma DSLR para gravar vídeos. Pode até filmar em 4K a 60 fotogramas por segundo em alguns dispositivos, o que nem sempre é possível em DSLRs.
A distância focal da câmara do seu smartphone é suficiente
A distância focal de um smartphone é excelente em várias situações. Se gosta de fotografar comida, as câmaras de smartphone são particularmente excelentes (especialmente se estiver em interiores). Têm também uma excelente distância focal para fotografia de rua; pode captar muito sem ser intrusivo.
Várias opções de edição
Os smartphones podem fazer coisas incríveis com as imagens. Isto com o software de base. Mas também pode sempre começar com a aplicação de edição nativa do seu dispositivo e, se tiver algum dinheiro para gastar, apostar numa subscrição do Adobe Lightroom (disponível para iOS e Android).
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!