Tem uma lareira elétrica? é isto que vai pagar na conta da luz!

À medida que os dias começam a ficar mais frios, todos os tipos de aparelhos de aquecimento são mais utilizados no inverno. Caldeiras, aquecedores portáteis e, claro, lareiras. Embora nem todas as casas possam ter uma lareira a gás ou a lenha, a maioria pode ter uma lareira eléctrica. De facto, são muito vendidas por vários motivos. No entanto será uma boa ideia? Se vai comprar uma lareira elétrica é isto que vai pagar na conta da luz!

Tem uma lareira elétrica? é isto que vai pagar na conta da luz!

As lareiras a gás e a lenha podem aquecer um espaço sem acrescentar custos adicionais à sua conta mensal de eletricidade. As lareiras eléctricas, porém, são uma história diferente. Como os custos da energia aumentam normalmente durante os meses com temperaturas mais extremas (verão e inverno, principalmente), é compreensível que esteja um pouco preocupado com o aumento da sua fatura energética.

Em última análise, sim, uma lareira eléctrica aumentará a sua fatura de eletricidade, porque consome uma quantidade não negligenciável de eletricidade e, muito provavelmente, ficará ligada pelo menos algumas horas por dia durante a estação fria. O aumento da fatura depende da frequência com que a utiliza.

O aquecimento elétrico não é barato

Com o custo médio do quilowatt por hora de energia a rondar os 16 cêntimos e com uma lareira eléctrica média a consumir cerca de 1,5 quilowatts, o custo adicional é de aproximadamente 24 cêntimos por hora. É claro que este número pode variar com base no tamanho e nas necessidades energéticas exatas de um determinado modelo de lareira – bem como no custo por hora da energia na sua localização específica.

Se considerarmos apenas os valores médios, o funcionamento de uma lareira eléctrica durante 24 horas pode acrescentar cerca de 5 Euros à sua fatura de luz num dia. Num mês particularmente frio, isso pode significar um acréscimo de 170 Euros. Mas isto se deixar a lareira ligada todo o dia, todos os dias.

Se racionalizar a sua utilização para algo mais típico, como cerca de 8-10 horas por dia, então estará a olhar para algo mais como dois Euros por dia. Portanto, entre 60 ou 75 Euros – a mais na sua conta mensal de eletricidade, se utilizar a lareira todos os dias durante tanto tempo.

O custo adicional “demasiado” para as suas despesas mensais é puramente subjetivo, mas, no grande esquema das coisas, uma lareira eléctrica não implica muito por hora. O que realmente importa é quantas horas por dia – e durante quantos dias – acaba por a utilizar. Como sempre, se está a tentar poupar na conta mensal, a chave é a moderação.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também