Ao longo da última década, os veículos elétricos tornaram-se incrivelmente populares. De facto, estão cada vez mais presentes nas nossas estradas. Mas os veículos elétricos são assim tão bons ou há desvantagens nesta forma de transporte? Vamos olhar para os prós e contras de comprar um veículo elétrico em 2023!
Os prós e contras de comprar um veículo elétrico em 2023
As vantagens de possuir um veículo elétrico
Primeiro, vamos ver as vantagens dos veículos elétricos e os benefícios para os condutores.
Zero Emissões Locais
Uma das maiores vantagens dos veículos elétricos é que não libertam emissões nocivas para a atmosfera quando estão na estrada. Um motor de combustão típico liberta dióxido de carbono, monóxido de carbono e óxido de azoto através do escape.
Mas como os veículos elétricos não necessitam de um motor de combustão interna, podem funcionar sem libertar quaisquer emissões. Esta é certamente uma boa notícia para o nosso ambiente, que foi fortemente prejudicado pelas emissões dos veículos.
No entanto, este é apenas o caso das emissões diretas dos veículos. O processo de fabrico de um carro elétrico cria uma pegada de carbono, e grande parte da eletricidade usada para carregar estes veículos ainda provém de recursos não renováveis como o carvão, o petróleo e o gás natural.
Silêncio na Estrada
Os veículos de combustão especialmente aqueles com modificações adicionais, podem ser muito barulhentos. Mas sem um motor de combustão tradicional, os veículos elétricos podem reduzir a poluição sonora, tornando-os perfeitos para um passeio tranquilo.
Claro que os veículos elétricos não são totalmente silenciosos. Eles ainda emitem um ruído baixo quando estão em uso, mas este é muito menor do que um carro standard com um motor de combustão interna.
Baixa manutenção
Os carros tradicionais geralmente avariam de várias maneiras, levando a grandes faturas mecânicas devido às reparações e substituições. Os carros elétricos, por outro lado, geralmente têm níveis de manutenção mais baixos. Isto resume-se a um fator básico: o número de peças móveis dentro de um veículo.
Os veículos movidos a combustível têm um número muito maior de peças móveis do que os VE e são, portanto, mais suscetíveis a mau funcionamento.
Custos de abastecimento menores
Com o passar dos anos, a gasolina e o gasóleo continuam a tornar-se cada vez mais caros. Hoje em dia, encher o depósito de combustível pode deixar uma grande mossa na conta bancária, mas como o combustível é uma necessidade para a maioria das pessoas, não temos escolha.
Carregar em casa
O melhor dos veículos elétricos é que podem reduzir despesas. Sem o custo semanal ou mensal adicional de encher o depósito, pode economizar muito dinheiro ao longo do tempo.
Outra vantagem dos veículos elétricos é a possibilidade de serem carregado em casa. Ir para o posto de gasolina pode ser doloroso, especialmente quando o tempo não está bom ou há uma longa fila. Mas com um carro elétrico, temos o luxo de carregá-lo em casa.
Os contras
Investimento inicial
Como os veículos elétricos são relativamente novos, a tecnologia que está a ser utilizada ainda é limitada. Devido à disponibilidade limitada de motores, baterias e outras partes cruciais, a procura é muito superior à oferta. Além disso, a parte de investigar e desenvolver veículos elétricos é dispendiosa, e fabricar um carro elétrico é mais caro do que um carro tradicional.
Portanto, os veículos elétricos podem ser significativamente mais caros.
Tempos de carregamento
Encher um veículo movido a combustível pode demorar menos de um minuto. Mas carregar um VE até à capacidade total de energia pode demorar muito mais tempo. Os carros elétricos têm tempos de carregamento variados, e o tipo de cabo que utiliza também pode alongar ou encurtar este tempo.
Em alguns casos pode levar cerca de um dia para o VE carregar completamente, o que pode ser um grande inconveniente para quem vai fazer uma longa viagem e tem pouco tempo.
Para carregar rapidamente o seu EV, é melhor utilizar um cabo de alta tensão ou uma estação de carregamento de alta tensão, como os supercarregadores da Tesla.
Poucas estações de carregamento
Embora os VE se tenham tornado muito mais populares nos últimos anos, eles ainda não são tão comuns como os carros tradicionais movidos a combustível. Por isso, o número de postos de gasolina e gasóleo em todo o mundo supera em muito o número de postos de carregamento elétricos. Isto é bom se estiver a conduzir um veículo híbrido, mas não tanto se o seu carro depender inteiramente de eletricidade para funcionar.
Certas áreas, como as grandes cidades, podem ter muitas estações de carregamento. Mas se vive em um local mais suburbano ou rural, é provável que encontre menos estações disponíveis. Mesmo que possa carregar o seu veículo em casa, pode chegar a um momento em que precisa de energia na estrada, e simplesmente não há nenhuma estação nas proximidades.
Autonomia
Muitos veículos não disponibilizam a autonomia de que algumas pessoas necessitam. Assim é sempre necessário olharmos para esta questão para depois não termos problemas.
Assim pode olhar para estes prós e compras e decidir da melhor forma se vale a pena comprar um veículo elétrico em 2023.