Cuidado se vai comprar um smartphone usado!

Se comprar um smartphone usado pode poupar muito dinheiro. Isto ao mesmo tempo que acaba por ficar na maioria das vezes com um equipamento que apresenta boas especificações. No entanto, há algumas coisas que importa ter em conta para não levar um grande barrete. Dito isto, vamos explicar-lhe como deve comprar um smartphone usado para que não tenha surpresas nem desilusões.

Cuidado se vai comprar um smartphone usado!

Pense no que quer do seu smartphone

Primeiro, pense no que realmente pretende de um smartphone. Isto vai ajudá-lo a perceber se precisa de um dispositivo mais avançado ou de um mais modesto. Se apenas quiser algo mais básico para receber mensagens no WhatsApp e ouvir Spotify não precisa de um grande desempenho. Como tal um smartphone de gama inferior e mais barato servirá muito bem.

android, comprar um smartphone usado

Se, no entanto, não dispensa boas fotografias, então talvez valha a pena gastar um pouco mais em algo com uma câmara decente. No caso do Android olhe para algumas apostas da Samsung como o S10, 20 ou 21. Ao nível do iPhone arranja-se o iPhone 11 Pro a muito bom preço. Na prática terá de encontrar esse equilíbrio entre o desempenho de que precisa e o preço que pretende pagar.

Compre a partir de uma fonte de confiança

Nem todos os vendedores de smartphones estão preocupados se fica satisfeito ou não. Assim é importante ter alguns cuidados quando faz as compras. Não compre equipamentos a partir de uma pessoa que por acaso os está a vender numa esquina em alguns casos sem caixa. Podem não estar bons ou serem cópias de outros.

Leia tudo com muita atenção

Leia todas as instruções com atenção incluindo as que podem passar mais despercebidas. Isto porque podem lá estar frases como “não funcionar” ou “bateria avariada”.

Não compre um equipamento que já nem tem updates de segurança

Não compre um smartphone que já não receba atualizações de segurança por parte do fabricante. Os smartphones não suportados estão abertos a todo o tipo de vulnerabilidades que podem dar aos criminosos um acesso rápido às nossas informações.

A maioria dos fabricantes Android tendem a suportar os seus dispositivos durante dois a três anos.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também