Comprar um sistema de som na Black Friday? Leia isto primeiro!

Quer aproveitar os descontos para comprar um sistema de som na Black Friday e assim atualizar as colunas integradas do seu televisor para uma configuração de cinema em casa adequada? Embora pareça uma tarefa fácil não é assim tanto. Uma das decisões mais importantes que terá de tomar é escolher entre os sistemas de som 2.1, 5.1 ou 7.1. Mas o que será melhor para si?

O que significam os números quando comprar um sistema de som?

Embora a terminologia do sistema de som possa parecer complicada à primeira vista, na verdade é bastante simples. O primeiro número na etiqueta do sistema indica o número de canais de altifalantes e o segundo é o número de canais de subwoofer (um altifalante grande que reproduz os graves). Por exemplo, um sistema de som 5.1 tem cinco colunas e um subwoofer, enquanto um sistema 7.2 tem sete colunas e dois subwoofers.

Então, qual é o objetivo de ter várias colunas?

É para criar um efeito de som surround. O som é dividido em diferentes canais para parecer que vem de locais específicos que vê no ecrã. Obtém-se uma experiência altamente imersiva em filmes e jogos que o coloca no meio da ação. Uma espécie de realidade virtual mas para o áudio. O efeito é conseguido colocando estrategicamente as colunas em redor da área de assento e não apenas na parte da frente, razão pela qual as barras de som surround ficam muitas vezes aquém do verdadeiro efeito.

Quanto ao subwoofer, é mais comum ver sistemas com um único subwoofer. Isto deve-se ao facto de as baixas frequências (graves) terem comprimentos de onda longos, pelo que um único subwoofer pode encher toda a sala se colocado corretamente. Embora não exista um limite teórico para o número de subwoofer que se pode utilizar, um segundo subwoofer já o leva para a área dos rendimentos decrescentes.

Também pode encontrar sistemas de som com um terceiro número, como “5.1.4”. Este número refere-se ao número de altifalantes de disparo para cima ou montados no teto utilizados nos sistemas Dolby Atmos.

Sistema de som 2.1

2.1 é o mais básico dos três sistemas. Em vez de som surround, este sistema oferece uma configuração estéreo simples com uma coluna à esquerda, uma à direita e um subwoofer, que é colocado idealmente algures no centro ou num canto. Embora possa não parecer muito, um sistema 2.1 é uma grande melhoria em relação às colunas incorporadas no televisor ou às colunas do PC que não têm um subwoofer.

comprar um sistema de som na black friday? leia isto primeiro!

Os televisores modernos têm normalmente altifalantes virados para baixo que permitem que o altifalante tenha um aspeto fantástico à custa da qualidade do som. Com um sistema 2.1, as colunas ficam diretamente viradas para a sua área de estar, permitindo um áudio nítido que facilita a audição do diálogo.

Um sistema 2.1 é ideal se não tiver espaço suficiente para uma configuração de cinema em casa e quiser algo melhor do que uma barra de som. Isto não quer dizer que as barras de som não sejam óptimas; só que é preciso gastar muito mais dinheiro para obter um modelo decente, ainda mais se quiser um subwoofer separado.

Som Surround 5.1

O 5.1 é um grande avanço em relação ao 2.1. Acrescenta três canais extra: um no centro e dois na parte de trás, o que cria um efeito de som surround de 360° à volta da área de assento. Ao contrário dos sistemas 7.1, o 5.1 não requer uma sala grande para funcionar bem e é mais económico.

comprar um sistema de som na black friday? leia isto primeiro!

Se estiver a pensar para que serve a coluna central, esta proporciona um diálogo claro, permitindo também que as colunas frontais esquerda e direita sejam colocadas mais afastadas. Mas a verdadeira magia acontece com as duas colunas traseiras colocadas atrás e de lado, que permitem que o som viaje à sua volta num círculo completo para uma experiência de som envolvente e emocionante em jogos e filmes.

Som surround 7.1

O som surround 7.1 chega diretamente a seguir ao sistema 5.1, adicionando dois canais laterais colocados entre os palcos dianteiro e traseiro. Estas duas colunas melhoram a experiência de som surround ao adicionarem mais profundidade e detalhe, preenchendo essencialmente a lacuna entre os canais frontal e traseiro.

As colunas extra são normalmente unidades de chão colocadas paralelamente à área dos assentos, embora também se possam posicionar mais atrás. Algumas pessoas colocam as duas colunas extra paralelamente à área dos assentos. Já outras deslocam os canais traseiros existentes mais para trás e, em seguida, adicionam as duas novas colunas algures atrás da área dos assentos.

Qual é o sistema certo para si?

Se gosta de jogar videojogos e ver programas de televisão e filmes, deve optar por um sistema de som surround. O sistema 5.1 pode tratar-se de uma excelente escolha para a maioria das pessoas. Isto porque é amplamente suportado e consegue um equilíbrio entre o custo e os requisitos de espaço. Os canais frontais e traseiros podem facilmente preencher a maioria das divisões com som. Um sistema 7.1 é mais adequado para salas grandes, onde pode beneficiar plenamente dos dois canais extra.

Se não tiver espaço para uma configuração de som surround, um sistema 2.1 é uma atualização económica para o seu sistema de áudio. É muito melhor do que as colunas incorporadas no televisor. Além disso, se tenciona utilizar as colunas para música, nem sequer precisa de um sistema de som surround.

Vai aproveitar para comprar um sistema de som na Black Friday? Que configuração prefere? Conte-nos tudo nos comentários.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também