É melhor comprar um projetor Full HD ou 4K? Escolha este!

Tal como aconteceu com os televisores, os projectores estão a mudar para 4K. Isto significa que pode optar por um projetor Full HD ou UHD, ao contrário do que acontece com os televisores, em que a maioria dos equipamentos são agora 4K de uma forma ou de outra. Se está a pensar comprar um projetor, qual destas resoluções faz mais sentido? É melhor comprar um projetor Full HD ou 4K?

Comprar um projetor Full HD ou 4K?

Tal como uma TV tradicional, um projetor tem uma resolução “nativa”. Esta é a matriz física de pixels no chip do projetor, como um chip DLP ou LCD. Isto pode criar uma certa confusão de marketing quando procura um projetor. Por exemplo, alguns projectores de “1080p” têm, na realidade, apenas chips de 720p, mas aceitam um sinal de 1080p.

Hoje em dia, os projectores de 1080p têm geralmente uma resolução nativa de 1080p, e não deve ir abaixo disso, mas não é tão simples quando se trata de projectores 4K. Um chip de projetor 4K nativo tem quatro vezes mais pixéis numa quantidade de espaço semelhante. Isto é obviamente muito mais difícil de fazer, e o custo dos projectores 4K nativos é significativamente mais elevado do que o dos projectores 1080p.

No entanto, verá projectores 4K anunciados a preços muito mais razoáveis graças a uma tecnologia conhecida como “deslocamento de pixéis”. Neste caso, o projetor continua a ter apenas um chip de 1080p, mas desloca a imagem de forma rápida e precisa para criar uma imagem 4K. Estes “subframes” são criados tão rapidamente que não consegue ver o processo a olho nu.

vale a pena comprar um projetor em vez de uma smart tv?

Assim, na maioria das vezes, a comparação é entre um projetor de 1080p nativo e um projetor de 1080p que utiliza a tecnologia de mudança de píxeis para criar uma imagem 4K.

O 4K com transferência de píxeis é um avanço significativo em relação ao 1080p nativo, mas não é tão nítido como o 4K nativo. Além disso, a tecnologia de mudança de píxeis de nem todas as marcas é igualmente boa!

Também vale a pena notar que alguns projectores de “resolução melhorada” executam uma mudança de 2x, o que apenas duplica a resolução para metade de 4K. Precisa de uma deslocação de píxeis de 4x para reconstruir uma imagem 4K verdadeira.

Tamanho da projeção vs. distância de visualização

Tal como acontece com os televisores e monitores, quando ultrapassa uma certa distância da imagem, os seus olhos deixam de beneficiar da resolução extra. Por isso, não há qualquer vantagem em pagar por um projetor 4K se se sentar muito longe do ecrã.

Assim, com uma imagem de 100 polegadas em 4K, já não está a ver todos os detalhes quando passa dos 1,5 metros e, depois dos 1,5 metros, não consegue ver a diferença entre 1080p e 4K. Considere que a resolução é apenas um componente da qualidade de imagem percebida. A nitidez do movimento, o contraste, a gama de cores e a precisão das cores têm talvez um impacto ainda maior na qualidade de uma imagem para o seu olho.

Por isso, terá de fazer alguns cálculos utilizando uma ferramenta de distância de visualização e a geometria da sua configuração específica para determinar se existe alguma vantagem em obter um projetor 4K.

Quem deve comprar um projetor 4K?

Neste momento a maioria das pessoas fica totalmente satisfeita com um projetor nativo de 1080p. Para além disso conseguirá comprar um projetor com um grande preço. Dito isto, o 4K nativo só deve ser contemplado por entusiastas com sistemas de cinema em casa de alta qualidade. Ou seja, neste momento e face ao preço, mais vale ficar nos projetores Full HD.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também