Comprar um PC via Subscrição? Isto faz sentido?

A definição de “comprar” alguma coisa está a mudar. Afinal de contas, ontem falámos de planos da Logitech de transformar o rato em algo “para sempre”, via pagamento de uma subscrição mensal, e ao que tudo indica, este é um modelo de negócio que pode muito vir a ser adotado por muitas outras empresas.

A meu ver, isto só tem uma forma de funcionar… As empresas têm de oferecer novo hardware ao longo do tempo.

Comprar um PC via Subscrição? Isto faz sentido?

avariar o PC

Portanto, como deve imaginar, comprar um computador é sempre um ato incrível, especialmente para um entusiasta. Podemos escolher todos os componentes, o seu aspeto, a sua iluminação, e se quisermos, podemos também atualizar muitos destes componentes ao longo da vida da máquina.

Mas, este é um modelo de negócio que pelos vistos já não é suficiente para muitas empresas do ecossistema, e por isso mesmo, começam a aparecer alternativas estranhas… Mas potencialmente interessantes.

Uma delas parte da NZXT, uma empresa Norte-Americana muito conhecida pelas suas caixas para PC Desktop, que também tem vindo a brincar com hardware especializado ao longo dos últimos anos.

Mais concretamente, estamos a falar do NZXT Flex, que basicamente é uma subscrição mensal que lhe permite meter as mãos em cima de um computador à sua medida, que pode ser mais casual, ou mais poderoso. A diferença é, o PC é “seu”, mas não o paga na totalidade na altura em que o leva para casa. Vai ter de pagar um “x” todos os meses, o que ao longo de 2 anos (24 meses), pode dar um total de 4000€.

Nos moldes atuais, o NZXT Flex parece interessante para quem não consegue pagar uma máquina de uma só vez. Porém, a médio-longo prazo, começa a trazer algumas dúvidas para cima da mesa.

Como funciona?

Bem, a NZXT quer oferecer uma experiência mais focada nos Gamers e Entusiastas, com suporte técnico sempre ativo, garantia eterna, e várias formas de atualizar o PC ao longo da subscrição. Também existe a possibilidade de a cancelar a qualquer momento, sem pagar mais por isso.

O PC mais barato da NZXT custa 59$ por mês, e traz um Intel Core 15-12400F ao lado de uma placa gráfica RTX 3050. Também tem um SSD de 500GB e 16GB de memória RAM. Depois temos o tier seguinte com um Ryzen 5600 e uma RTX 4070 Elite, e 1TB de armazenamento por 119$. O tier mais alto custa 169$ e já traz um i7-13700F, RTX 4070 Ti Super, 32GB de RAM, e uma caixa bastante mais agradável à vista.

São saltos muito significativos de preço.

Atualizações?

Sim, a NZXT promete atualização de 2 em 2 anos. Porém, a coisa fica confusa no lado dos componentes internos. Que é muito provavelmente o calcanhar de Aquiles desta oferta.

Afinal, o hardware tem sempre um problema… Fica obsoleto muito rapidamente! Será que faz sentido andar a pagar 169 dólares por mês, por um PC que já não é a última bolacha do pacote? Estranho não é? Especialmente se a NZXT avançar com mudanças de hardware apenas de 2 em 2 anos.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também