A definição de “comprar” alguma coisa está a mudar. Afinal de contas, ontem falámos de planos da Logitech de transformar o rato em algo “para sempre”, via pagamento de uma subscrição mensal, e ao que tudo indica, este é um modelo de negócio que pode muito vir a ser adotado por muitas outras empresas.
A meu ver, isto só tem uma forma de funcionar… As empresas têm de oferecer novo hardware ao longo do tempo.
Comprar um PC via Subscrição? Isto faz sentido?
Portanto, como deve imaginar, comprar um computador é sempre um ato incrível, especialmente para um entusiasta. Podemos escolher todos os componentes, o seu aspeto, a sua iluminação, e se quisermos, podemos também atualizar muitos destes componentes ao longo da vida da máquina.
Mas, este é um modelo de negócio que pelos vistos já não é suficiente para muitas empresas do ecossistema, e por isso mesmo, começam a aparecer alternativas estranhas… Mas potencialmente interessantes.
Uma delas parte da NZXT, uma empresa Norte-Americana muito conhecida pelas suas caixas para PC Desktop, que também tem vindo a brincar com hardware especializado ao longo dos últimos anos.
Mais concretamente, estamos a falar do NZXT Flex, que basicamente é uma subscrição mensal que lhe permite meter as mãos em cima de um computador à sua medida, que pode ser mais casual, ou mais poderoso. A diferença é, o PC é “seu”, mas não o paga na totalidade na altura em que o leva para casa. Vai ter de pagar um “x” todos os meses, o que ao longo de 2 anos (24 meses), pode dar um total de 4000€.
Nos moldes atuais, o NZXT Flex parece interessante para quem não consegue pagar uma máquina de uma só vez. Porém, a médio-longo prazo, começa a trazer algumas dúvidas para cima da mesa.
Como funciona?
Bem, a NZXT quer oferecer uma experiência mais focada nos Gamers e Entusiastas, com suporte técnico sempre ativo, garantia eterna, e várias formas de atualizar o PC ao longo da subscrição. Também existe a possibilidade de a cancelar a qualquer momento, sem pagar mais por isso.
O PC mais barato da NZXT custa 59$ por mês, e traz um Intel Core 15-12400F ao lado de uma placa gráfica RTX 3050. Também tem um SSD de 500GB e 16GB de memória RAM. Depois temos o tier seguinte com um Ryzen 5600 e uma RTX 4070 Elite, e 1TB de armazenamento por 119$. O tier mais alto custa 169$ e já traz um i7-13700F, RTX 4070 Ti Super, 32GB de RAM, e uma caixa bastante mais agradável à vista.
São saltos muito significativos de preço.
Atualizações?
Sim, a NZXT promete atualização de 2 em 2 anos. Porém, a coisa fica confusa no lado dos componentes internos. Que é muito provavelmente o calcanhar de Aquiles desta oferta.
Afinal, o hardware tem sempre um problema… Fica obsoleto muito rapidamente! Será que faz sentido andar a pagar 169 dólares por mês, por um PC que já não é a última bolacha do pacote? Estranho não é? Especialmente se a NZXT avançar com mudanças de hardware apenas de 2 em 2 anos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!