Se está a pensar em comprar um monitor de gaming usado, provavelmente está a fazê-lo para poupar algum dinheiro. Dependendo do que procura, os monitores de jogos podem ser caros, custando desde 100 Euros por um modelo económico até mais de 1000 por um modelo topo de gama. Se estiver à procura de um modelo com taxas de atualização mais elevadas, melhor precisão de cores ou ecrãs ultra-largos, mas não quiser gastar muito dinheiro, os monitores usados podem ser uma opção atrativa. Mas vale a pena?
Vantagens de comprar um monitor para jogos usado
O maior argumento a favor da compra de um monitor de jogos usado é o facto de poupar dinheiro, e a poupança pode ser substancial. Comprar um monitor topo de gama pode ser dispendioso, mas comprá-lo usado pode reduzir o preço até 50%. Quanto à durabilidade os monitores duram entre 10 e 20 anos, por isso, se o monitor em segunda mão que está a considerar estiver em bom estado, pode ter vários anos de bom desempenho pela frente.
Quando se compra um monitor usado, é frequentemente vendido tal como está pelo proprietário, mas outra opção é comprar um modelo recondicionado certificado. Os monitores recondicionados são tecnicamente usados, mas são submetidos a testes e reparações para garantir que cumprem as normas do fabricante. Muitas vezes, são acompanhados de garantias, isto se for em lojas. Por isso se acabar por comprar um monitor defeituoso, pode devolvê-lo ou mandá-lo reparar.
Os monitores disponÃveis no mercado em segunda mão são frequentemente de qualidade superior, com uma ampla gama de cores, alta resolução e taxas de atualização rápidas, o que lhe permite melhorar a sua experiência de jogo a um preço acessÃvel.
Contras de comprar um monitor de jogos usado
Embora existam algumas vantagens em comprar um monitor de jogos usado, existem alguns inconvenientes. Se procura os mais recentes monitores para jogos, é provável que tenha dificuldade em encontrá-los usados.
Talvez a maior desvantagem seja o facto de um monitor usado ter sido anteriormente propriedade de alguém. Assim não se faz ideia de como esse alguém o manteve. Uma vez que é usado, o monitor pode ter imperfeições fÃsicas, como riscos ou pixéis mortos, e pode não durar tanto tempo devido ao desgaste que já sofreu. Outra consideração a ter em conta é o facto de as suas portas poderem não ser compatÃveis com dispositivos mais recentes. Também de não suportarem as tecnologias mais recentes. No entanto, muitas vezes é possÃvel contornar este problema comprando um adaptador.
O que precisa de saberÂ
Ao comprar um monitor há tantas especificações, caraterÃsticas e marcas a ter em conta que pode tornar-se rapidamente avassalador. Se acrescentarmos a isso a perspectiva de comprar um monitor usado, é provável que sinta que tem muito trabalho pela frente.
Embora seja verdade que a compra de um monitor usado exija mais trabalho de casa do que se estivesse a comprar um monitor novo, pode compensar se tiver algumas coisas em mente. Antes de qualquer outra coisa, deve certificar-se de que está a comprar o seu monitor a um vendedor com boa reputação. Leia as opiniões dos clientes e verifique a polÃtica de devolução para ter a certeza de que está coberto se algo correr mal.
Quando compra um monitor em segunda mão, sabe que alguém o utilizou antes de si. É por isso que deve inspecioná-lo cuidadosamente. Isto para detectar quaisquer danos fÃsicos. Deve certificar-se de que não tem pixels mortos no ecrã. Embora o monitor continue a funcionar, estas coisas podem comprometer a qualidade visual e a sua experiência de jogo. Se estiver a comprar online e não estiver confiante com as imagens apresentadas, pode pedir ao vendedor que lhe envie um vÃdeo do monitor ligado e a funcionar corretamente. Também deve certificar-se de que está realmente a fazer um bom negócio com o monitor que está a comprar. Também que o vendedor não está a tentar fazer com que compre um monitor usado ou renovado ao mesmo preço ou apenas ligeiramente inferior ao que pagaria por um novo.
Está a pensar comprar um monitor de gaming usado?
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!