Comprar Placas Gráficas do ‘mining’ não é o fim do mundo!

Se porventura quiser uma placa gráfica de qualidade, a um preço mais baixo, é completamente normal dar uma vista de olhos ao mundo dos usados, para ver o que há no mercado. Especialmente nesta altura do campeonato, em que qualquer placa gráfica de nova geração custa o mesmo que um rim no mercado negro. Porém, muito graças ao fenómeno do mining nos últimos anos, temos muitos consumidores com medo (mesmo muito medo), de partir para a compra deste tipo de produto.

O que claro está, causa alguns fenómenos interessantes no mundo das placas gráficas. Afinal de contas, as placas novas estão caríssimas, porém, como existe um medo generalizado daquilo que o mining pode fazer aquilo que está no lado dos usados, os consumidores acabam por “bater a nota” nas lojas, ou então, acabam por nem comprar nada.

Mas sabe uma coisa… Comprar uma placa vinda diretamente do mundo do mining, não é de todo o fim do mundo! Quem o afirma é Linus de Linus Tech Tips!

Comprar Placas Gráficas do ‘mining’ não é o fim do mundo!

Portanto, como deve imaginar, ter sido utilizada numa rig de mining, apesar de ter os seus perigos, não é de todo a pior situação em que pode meter a sua placa gráfica, sendo exatamente por isso que existem boas oportunidades no mercado, na compra de placas RTX 30 ou Radeon RX 6000, vindas deste mundo.

Para comprovar esta tesa, Linus comprou 19 placas famosas do mundo do mining, usadas, nas várias plataformas online, e claro, começou a testá-las. Estamos a falar de Radeon RX 5700, RTX 3070, 3080, etc…

Curiosamente, apenas duas das placas testadas, uma Gigabyte Eagle RTX 3060 OC, e uma Sapphire Pulse RX 5700 XT, demonstraram dificuldades em manter as frequências de referência. Porém, a experiência em jogo da placa da AMD não foi significativamente diferente face às restantes placas em teste. (A única placa ‘chumbada’ nos testes foi mesmo a Gigabyte Eagle).

Sabe porquê? Utilizar placas gráficas em Gaming, tem o potencial de causar muitos mais danos, VS o afamado Mining.

É simples, enquanto no mining, o que mais é utilizado é a memória. No gaming, a coisa muda de figura com os jogos mais exigentes a irem buscar todas as gotas de performance da sua placa gráfica. O que claro está, causa um aumento de temperatura generalizado, e por isso mesmo, um maior desgaste dos materiais.

Óbvia que comprar uma placa gráfica utilizada no mundo do mining tem os seus riscos. Porém, a verdade é que comprar, o que quer que seja, no mundo dos usados, também tem os seus riscos.

Por isso, nada melhor que analisar a placa que tem debaixo de olho, e pedir ao vendedor para fazer alguns testes simples.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também