Comprar pilhas recarregáveis pode ser um grande erro!

Esta é uma questão muito colocada por vários utilizadores. Quer seja por razões ambientais ou simplesmente porque as pessoas procuram uma melhor autonomia têm sempre dúvidas na altura de escolher. É verdade que as pilhas recarregáveis chegam com as suas vantagens, no entanto comprar pode ser um grande erro.

Comprar pilhas recarregáveis pode ser um grande erro!

A verdade é que existem muito boas razões para comprarmos as pilhas ditas normais ou se preferirem descartáveis. Isto ao contrário do que inicialmente possamos pensar.

pilhas recarregáveis ou normais

Maior segurança

Por natureza, as pilhas descartáveis são mais seguras do que as baterias recarregáveis. A razão é que o processo de recarga de baterias pode ter vários pontos de falha. Isto é ainda agravado pelo facto de muitas vezes as pessoas perderem os seus carregadores originais e substituem-nos por carregadores de baixa qualidade. Escusado será dizer que isto pode dar origem a situações complicadas. É que o ato de recarregar-se já levanta problemas no que diz respeito à segurança. As baterias descartáveis simplesmente não têm estes problemas.

pilhas recarregáveis ou normais

Mais fáceis de reciclar

A maioria das pilhas recarregáveis são difíceis de reciclar. Por outro lado, uma vez que as pilhas descartáveis (exceto as de lítio) são feitas de materiais não perigosos, são mais fáceis de reciclar.

Mais benéficas para o ambiente

Embora as baterias recarregáveis diminuam os desperdícios, nem sempre isto significa que reduzem automaticamente os impactos negativos no ambiente.

As pilhas recarregáveis são fabricadas a partir de materiais altamente tóxicos, tais como chumbo, cádmio e cobalto. Estes materiais são difíceis de reciclar e são um perigo ambiental.

Em oposição, as pilhas descartáveis são fabricadas a partir de materiais não perigosos e mais amigos do ambiente.

Conservam mais energia

As pilhas descartáveis normalmente armazenam energia por mais tempo em comparação com as recarregáveis. De facto mantém cerca de 90% da sua carga durante anos. Entretanto também são mais tolerantes ao clima do que as suas congéneres recarregáveis. Desde que não fure ou aqueça intencionalmente as pilhas descartáveis, elas mantêm a carga e têm baixas hipóteses de explodir.

Preço

Entretanto as pilhas descartáveis são muito mais baratas do que as baterias recarregáveis, especialmente tendo em conta que também é preciso comprar um carregador para continuar a recarregar. Embora seja verdade que as baterias recarregáveis irão realmente economizar dinheiro a longo prazo, até poderá não compensar. se não as mudarmos com muita frequência.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também