Normalmente, sou completamente contra a compra de um PC Pré-Feito, seja este feito pela loja de informática da esquina, por uma loja reputada como a Globaldata, ou por uma marca conhecida como a HP (Legion), Corsair, ASUS, etc… Mas em 2021? A situação é tudo menos normal, e verdade seja dita, talvez seja boa ideia optar pela compra de uma máquina já feita.
Afinal de contas, se não sabe montar, não precisa de se preocupar visto que já vem tudo a funcionar. Isto ao mesmo tempo que temos de ter em conta que com os atuais preços dos componentes, é possível que até consiga poupar algumas centenas de euros! Isto ao mesmo tempo que consegue meter as mãos em placas gráficas de última geração, e por vezes, até em alguns componentes que não existem no mercado DIY (Do it yourself).
Mas vamos por partes.
Comprar PC já feito ou montar um peça a peça? (Em 2021)
Portanto, escusado será dizer que em tempos normais, nenhum entusiasta consideraria comprar um PC já feito. Isto ao mesmo tempo, que recomendariam SEMPRE a todos os gamers, que montassem a sua própria máquina, apoiando a escolha dos componentes como já tanta vez fizemos aqui na Leak.pt. Aliás, eu nem tenho feito guias de componentes para PC, por achar que estamos na pior altura de sempre para comprar computador.
Contudo, existe muito boa gente que não pode esperar, ou seja, que precisa mesmo de um computador novo, quer seja para o trabalho, ou simplesmente para jogar sem compromissos. Por isso, com a loucura das placas gráficas, e agora, com uma nova loucura a chegar ao mundo dos SSDs, nunca fez tanto sentido optar por um PC já montado, já testado, e claro, mais barato. Aliás, para muito boa gente, esta pode mesmo muito bem ser a única alternativa em cima da mesa.
Afinal de contas, apesar de em tempos normais eu dizer “HELL NO!”. A verdade é que este tipo de sistema traz algumas vantagens! (Bem como algumas desvantagens…)
No campo das vantagens, temos o exemplo do uso de processadores que ainda não chegaram às lojas e mercado DIY, como os Ryzen 4000G, 5000G ou 5000 non-X. E claro, para o pessoal mais ‘nabo’, removemos todo o medo da escolha de peças não compatíveis, e posterior montagem em casa. Que apesar de simples, é sempre um bicho de 7 cabeças para o pessoal mais novato.
No lado das desvantagens, temos o facto de nem sempre ser possível conhecer a totalidade da lista de especificações. O que algumas lojas e fabricantes usam para esconder componentes de qualidade duvidosa, especialmente quando falamos de fontes, SSDs, memória RAM, motherboard, e claro, o cooling. Isto já para não falar que as motherboards utilizadas podem ser especializadas para o mercado OEM, e por isso, poderão nunca receber atualizações de BIOS. (Algo cada vez mais importante nos dias que correm.)
Mas calma, que ainda não falei das maiores vantagens para os PCs Pré-Feitos em 2021… É que ao fim ao cabo, é possível comprar um PC com uma placa gráfica decente. Num pacote muito similar e que claro, fica abaixo do valor de um PC montado peça-a-peça.
Como é isto possível? Pois bem, as lojas metem sempre alguns componentes de lado para as suas próprias builds, e claro, as linhas de distribuição da NVIDIA e AMD são diferentes para as fabricantes OEM.
2021 é o ano dos PCs pré-feitos!
Se o preço real fosse o recomendado pelas fabricantes, todos os PCs Pré-Feitos seriam mais caros, mas como hoje em dia vivemos na loucura, a diferença pode ir dos 50€ até aos 200€, dependendo da máquina, o que já é uma poupança muito significativa.
Por isso, como a escassez de placas gráficas está para durar, e precisa mesmo de um PC, não hesite em aproveitar um bom negócio. Entretanto, se tiver alguma dúvida nos componentes ou na qualidade da máquina, envie e-mail para [email protected].
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!