Comprar ou Atualizar PC: O que deve priorizar em 2023!?

Estamos novamente na altura da Black Friday, ou melhor, na altura da Pré-Black Friday, onde muitas lojas já começam a acenar aos clientes com promoções interessantes, numa panóplia gigantesca de produtos.

Quer um exemplo? Olhe para as referências nacionais Globaldata e PCDiga, duas lojas muito conhecidas pelos entusiastas do mundo dos PCs em Portugal, que já andam com promoções Black Month há alguns dias, e tencionam estendê-las até ao dia em que a Sexta-Feira negra realmente acontece.

Dito isto, no meio de tantas promoções, e de tantas possibilidade, é sempre uma excelente ideia perceber onde temos de investir a maioria do nosso orçamento. Vamos por partes?

Comprar ou Atualizar PC: O que deve priorizar em 2023!?

Portanto, depois de alguns anos pandémicos, em que tudo encareceu de forma quase absurda, temos agora vários tipos de utilizadores prontos a bater com a nota em cima da mesa, para finalmente fazer algumas atualizações. Mas… O que atualizar? Ou melhor, o que dar prioridade?

Temos recebido algumas mensagens e e-mails de entusiastas prontos a dar o salto, mas sempre com algumas dúvidas à mistura. Isto é especialmente verdade depois da publicação do guia das Builds para 2023, que claro está, tem orçamentos estranhos e diferentes do habitual.

Sabe porquê? Porque as placas gráficas continuam absurdamente caras, em toda a gama, e mesmo em modelos discutivelmente “antigos”. Por isso, vamos tentar dar uma ideia de onde deverá focar o seu orçamento, para tirar o melhor partido do investimento feito.

É um PC Gaming?

Se quer atualizar um PC focado nos jogos, ou quer comprar uma máquina de raíz, é sempre boa ideia ter uma boa noção do orçamento que tem à sua disposição, e talvez mais importante que isso, do material que já tem em sua posse e que quer aproveitar.

Sejam componentes que quer levar de um PC para o outro, ou periféricos como o monitor, o rato e o teclado.

Dito tudo isto, como é óbvio, se o objetivo é jogar, a grande maioria do seu orçamento deve ir para uma placa gráfica de qualidade. Porém, isto também depende muito do monitor que tem à sua disposição. (Especialmente nos tempos que correm, em que toda e qualquer placa gráfica está inflacionada.)

Afinal, meter mais de 50% no seu orçamento em cima de uma RTX 4070 Ti, ou superior, para depois utilizar um monitor Full HD@144Hz não faz grande sentido não é verdade? Isto seria comparável a meter um motor de um Ferrari dentro de um Fiat Punto. Seria giro, mas é um exercício inútil e bastante caro.

Assim, se tiver um orçamento limitado, e não tem por isso capacidade de comprar um monitor com uma elevada resolução (1440p ou superior) e elevadas taxas de atualização de frames (120Hz ou superior). Acaba por fazer mais sentido apostar no “resto“. Ou seja, comprar uma boa placa mãe, um bom kit de memória RAM, um bom SSD, e claro, um bom processador.

Desta forma, mais tarde, quando fizer upgrade ao seu monitor, pode também fazer upgrade à placa gráfica, sem ter de voltar a mexer em tudo. Afinal de contas, trocar o processador, pode também implicar ter de mudar quase toda a plataforma (MB + RAM + CPU).

Entretanto, se tiver dúvidas, pode falar connosco a partir do nosso e-mail, ou caixa de comentários em baixo.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também