Se quer comprar um novo iPhone mas não quer gastar mais nos modelos mais recentes, o iPhone 15 pode ser uma óptima opção para si. Mas será que ainda vale a pena comprar o iPhone 15 em 2025?
O iPhone 15 continua muito atualÂ
A Apple não mudou as dimensões ou materiais. Entre o iPhone 16 e o iPhone 15, o módulo da câmara traseira ajuda a distinguir os telefones. Se não fossem os sensores da câmara alinhados verticalmente no iPhone mais recente, não estarÃamos a discutir este aspeto.
Se optar pelo iPhone 15, terá ainda cinco opções de cores para escolher, incluindo preto, azul, verde, amarelo e rosa.
O iPhone 15 partilha um ecrã com o iPhone 16
Mesmo em 2025, o iPhone 15 tem muito a seu favor. Por exemplo, o topo-de-gama de 2023 tem o mesmo ecrã que o seu sucessor, o iPhone 16. Ambos os telefones partilham o painel OLED Super Retina XDR com uma resolução de 460 ppi e uma taxa de atualização de 60Hz. Até mesmo o pico de brilho (1.600 nits para HDR e 2.000 para uso externo) é o mesmo em ambos os telefones.
Também tem a Ilha Dinâmica (lançada inicialmente com o iPhone 14 Pro) em ambos os iPhones. A única coisa que o iPhone 16 oferece, além disso, é a capacidade de escurecer o ecrã para um nit de brilho, o que ajuda a utilizar o telefone em ambientes pouco iluminados, mas pode conseguir resultados semelhantes no iPhone 15 reduzindo os seus pontos brancos (é uma definição de Acessibilidade).
Fora isso, não há nada no ecrã do iPhone 15 que o faça parecer ultrapassado ou velho.
O chip A17 Bionic continua a ser altamente capaz
Embora o iPhone 15 esteja mesmo ao lado do iPhone mais recente em termos de ecrã, fica atrás num aspeto fundamental: o processador. O modelo de 2023 apresenta o chipset A16 Bionic, que oferece poder computacional suficiente para editar vÃdeos em 4K ou jogar nas configurações gráficas mais altas.
Mesmo que o processador tenha sido lançado em 2022, as suas pontuações no GeekBench são comparáveis às do Snapdragon 8 Gen 3, que estreou em 2023 em smartphones Android. Seja como for o desempenho do processador e da gráfica do iPhone 15 não irá desiludir de todo.
A câmara principal tira fotografias fantásticas
O iPhone 15 tem uma câmara principal de 48 MP (f/1.6) (semelhante à do iPhone 16) e, apesar de a resolução da câmara estar predefinida para 24 MP, pode utilizar todos os pixels adicionais. As fotografias são muito nÃtidas, com cores equilibradas e uma excelente gama dinâmica.
O telemóvel também possui uma câmara ultra-angular de 12MP (f/2.4), que capta excelentes fotografias. No que diz respeito à gravação de vÃdeo, o iPhone 15 pode gravar vÃdeos 4K Dolby Vision a até 60 fps, tanto a partir da câmara traseira como da câmara frontal de 12MP (f/1.9). Além disso, o sistema de câmara do iPhone 15 é semelhante ao do iPhone 16.
O iPhone 15 dura um dia inteiro com uso moderado
De acordo com a Apple, o iPhone 15 pode fornecer até 20 horas de reprodução de vÃdeo offline (offline) e até 80 horas de reprodução de áudio com uma única carga. Além disso, o telemóvel carrega até 50% em 30 minutos com um adaptador de 20W. Também tem suporte para carregamento sem fios MagSafe e Qi2 (15W).
Estes números, aqui mesmo, são semelhantes aos do novo iPhone 16.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!