Se estava ansioso por ver o que a Samsung tinha reservado para a gama Galaxy S25, provavelmente ficou desiludido. De facto, a verdade é que este ano vai poupar dinheiro se costuma comprar os equipamentos todos os anos. É que na realidade e olhando para tudo o que é dito no Reddit e noutras redes sociais, já para não falar das especificações, não há o suficiente para justificar comprar o Galaxy S25.
O Samsung Galaxy S25 oferece muito pouco
Começando pelo Galaxy S25 e S25+, foram as maiores desilusões do evento. O serem quase iguais ao S24 não é problema. A questão é que internamente também não houve muitas alterações que façam comprar o Galaxy S25.
Para além de uma atualização para o chip personalizado Snapdragon 8 Elite e um aumento da RAM para 12 GB, tudo o resto permanece exatamente igual. As capacidades da bateria, as velocidades de carregamento, as câmaras e os ecrãs permanecem basicamente inalterados.
Entretanto esperava-se que a Samsung adoptasse este ano baterias de silício-carbono, à semelhança do OnePlus 13. No entanto, parece que teremos que esperar pelo menos mais um ano para isso.
Resumindo temos apenas de diferente as funções de inteligência artificial e a verdade é que há outros equipamentos que oferecem muito mais pelo mesmo preço.
Outros telemóveis Android oferecem mais pelo mesmo preço
Tal como os modelos Galaxy S25 normais, o Galaxy S25 Ultra utiliza a mesma bateria de 5000mAh. No entanto, como não adopta a tecnologia de bateria de silício-carbono – que pode proporcionar uma maior densidade de energia no mesmo espaço físico. Ou seja até fica aquém do OnePlus 13.
A OnePlus conseguiu colocar uma bateria de 6000mAh num telefone que não é significativamente mais espesso, tornando a falta de inovação da Samsung nesta área ainda mais dececionante.
Com os novos dispositivos Android a oferecerem ecrãs mais brilhantes, velocidades de carregamento mais rápidas e muito mais – muitas vezes pelo mesmo preço ou até menos – a gama S25 parece uma versão ligeiramente melhorada do S24. A Samsung simplesmente adicionou algumas funcionalidades de software extra para criar uma sensação de diferença, mas, na realidade, as actualizações parecem mínimas, na melhor das hipóteses.
Não oferece a experiência Qi2 completa
Quando a gama S24 chegou no ano passado, a única coisa que sentimos que faltava era o suporte adequado para o carregamento sem fios Qi2. Agora, com a série S25, a Samsung adicionou o carregamento sem fios de 15 W, que está em conformidade com a norma Qi2 – mas há um senão.
Os próprios telemóveis não têm ímanes incorporados. Em vez disso, para utilizar acessórios compatíveis que se fixam magneticamente na parte de trás do telemóvel, terá de comprar uma capa especial com ímanes incorporados. Devido a esta limitação, a série S25 chega como “pronta para Qi2” em vez de “certificada para Qi2”.
A SPen é um downgrade
Há muitas formas inteligentes de utilizar a S Pen. No entanto, com o Galaxy S25 Ultra, algumas das suas funcionalidades mais úteis foram removidas. O botão lateral da S Pen já não pode ser utilizado como obturador remoto da câmara para tirar fotografias. Era uma funcionalidade útil para muitos utilizadores.
Além disso, a funcionalidade Air Actions – que lhe permite executar gestos no ar com a S Pen – foi completamente eliminada. Uma vez que a S Pen é uma das principais caraterísticas que distingue a série Ultra dos outros telemóveis, isto pode ter sido uma má ideia.