Comprar jogos ou Subscrições? Como vai ser o futuro?

O mundo dos videojogos está a mudar, e bem! Como deve saber, hoje em dia, já é um tanto ou pouco complicado encontrar uma versão física de um qualquer jogo, em loja. As distribuidoras estão a mudar o modelo de negócio, com uma preferência inegável pelo digital. Ao fim ao cabo, é uma forma de distribuir software muito mais barata, e amiga das percentagens de lucro, visto que não é necessário pagar caixa, CD, ou até comissão à loja.

Aliás, hoje em dia, começa a ser cada vez mais normal ir a uma loja, comprar a caixa, abri-la, e lá dentro, encontrar apenas um código! O CD do jogo? Esqueça isso! É algo que já acontece com FIFA, com CoD MW 2, e imagine só, também com God of War: Ragnarok, que no caso da edição especial, de 200€, também é assim.

Isto levanta algumas questões… Afinal, qual é o futuro dos videojogos? Vamos deixar de comprar jogos físicos para comprar tudo online? Vamos começar a apostar mais em subscrições como é o caso do Xbox Game Pass, ou vai tudo para a nuvem? Bem, Phil Spencer, o ‘Boss’ da Microsoft tem a sua opinião.

Comprar jogos ou Subscrições? Como vai ser o futuro?

Consolas

Portanto, como deve imaginar, especialmente por parte da gigante Microsoft, temos cada vez mais um novo e renovado foco naquilo que é uma subscrição a um serviço de jogos, em vez de “obrigar” os jogadores a sair de casa, para comprar os títulos mais recentes.

No entanto, pelas próprias palavras de Phil Spencer, isto não significa que as coisas tenham de sofrer já uma revolução. Segundo o ‘boss’ do Universo Xbox, vai continuar a ser muito importante dar a oportunidade aos consumidores, de saírem de casa, e optarem por comprar aquilo que realmente querem. Ora leia:

“Nós não temos a visão de ver todos os jogadores a pagar uma subscrição de 15$ por mês. A verdade é que a subscrição é interessante para alguns jogadores, e menos interessante para outros. Faz sentido para diversificar a biblioteca de alguns destes jogadores, ou dar um empurrão a alguns estúdios mais desconhecidos. Mas, a parte de comprar jogos, de forma unitária, vai sempre fazer parte do mercado. Pode mudar ao longo do tempo, mas agora, é esta a nossa visão.”

Em suma, parece que a Microsoft está a olhar para o mercado, para adaptar aquilo que tem de fazer para continuar a crescer. O que é interessante, e é obviamente bem jogado. Os resultados falam por si.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Como é que tem comprado jogos nos últimos tempos? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também