Comprar carro é coisa do passado? Ainda faz sentido em 2025?

Os tempos mudaram, e com eles, a forma como olhamos para o carro. Antigamente, ter um carro próprio era quase um ritual de passagem para a vida adulta. Um ritual pelo qual passei aos 18 anos, e que de facto mudou a minha vida. Especialmente porque sou de uma “terrinha” pequena longe de tudo, e isso abriu os meus horizontes. Hoje? Nem por isso. E em Portugal, a realidade dos jovens ajuda a explicar porquê.

Comprar carro é coisa do passado? Como vai ser agora? E no futuro?

leapmotor em portugal: carros chineses amigos da carteira?

Os jovens já não conseguem comprar ou arrendar casa, sendo exatamente por isso que ficam em casa dos pais ad-eternum. Aliás, de facto, também começam a ver o sonho de ter um carro “decente”, seja este novo ou usado, por um autêntico canudo. Infelizmente, a verdade é que comprar um carro novo tornou-se um luxo.

O que é normal! Afinal de contas, basta olhar para os preços a subir enquanto os salários dos portugueses continuam estagnados. Junte-se a isso os custos de manutenção, seguros, IUC, combustível (ou carregamentos) e inspeção, e percebe-se porque é que tanta boa gente se está a virar para soluções mais simples e previsíveis.

Que soluções são estas?

Leasing e renting começam a conquistar terreno, e até já começam a ser aposta das marcas em Portugal, como é o caso da Renault (exemplo em baixo). Porquê?

comprar carro é coisa do passado? ou ainda faz sentido em 2025? rascunho
Link da Campanha

Simples! No fundo, é quase como ter um carro por subscrição. Pagas uma mensalidade e não tens de te preocupar com nada. A manutenção está incluída, o seguro também, e no fim do contrato, podes trocar por um modelo mais recente. Não há dores de cabeça, não há desvalorização, e às vezes não há sequer entrada inicial.

  • Nota: Por exemplo, comprei um carro em 2021 (VW Golf GTE 7.5), um automóvel que ao longo destes 3~4 anos já desvalorizou qualquer coisa como 10 mil euros, já mudou de pneus, já fez 3 ou 4 manutenções dignas de meter contas bancárias a chorar, já pagou vários anos de seguro, já foi à inspeção 2 vezes, etc…

A verdade é só uma… Com a transição para o elétrico, esta tendência só tende a crescer ainda mais, e de forma agressiva.

Aliás, temos ainda de ter em conta que os carros elétricos estão em rápida evolução, e como tal, a ideia de comprar um modelo que pode ficar “ultrapassado” em 3 ou 4 anos é cada vez menos apelativa. Por isso, para quem quer estar sempre atualizado, seja no lado da tecnologia que faz o carro andar, ou até no campo do carregamento, o renting pode ser a solução mais sensata.

Claro que ainda existe quem prefira o carro “com chave no bolso e documentos em nome próprio”. Há quem valorize a propriedade, a liberdade de ficar com o carro o tempo que quiser, ou mesmo a possibilidade de o vender. Mas para muitos jovens, isso é um luxo fora de alcance.

Infelizmente, a grande maioria dos jovens só consegue comprar carros velhos, muito usados, sem tecnologia, sem grande segurança tendo em conta os padrões atuais, tudo isto com custos de manutenção altos. Aliás, já não são só os jovens, são todos os condutores.

Não se trata só de mudança de mentalidade. É também uma mudança imposta pela realidade económica.

A geração que cresceu a ver os pais comprar carro aos 20 ou 30 anos, está agora a fazer contas de cabeça para ver se consegue sequer pagar a renda.

Por isso sim, o futuro pode mesmo passar por não ter carro. Mas continuar a andar de carro. No fundo, o carro continua a ser importante. O que muda é a forma como o usamos… e como o pagamos.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? É um assunto que tem na sua mente? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...