Comprar AirPods em segunda mão é um pesadelo!

Comprar coisas em segunda mão não é de todo uma coisa negativa. Até devia ser encorajado! Isto é especialmente verdade no mundo da eletrónica, em que é possível encontrar grandes oportunidades a preços muito mais em conta face ao que é normal, muitas vezes em produtos extremamente bem cuidados.

Mas, comprar produtos em segunda mão da Apple… É um autêntico pesadelo! É de facto muito difícil perceber o que é real e o que é falso!

Aliás, depois de perceber como se pode distinguir este tipo de produto, é possível ir ao OLX, Wallapop, Vinted, Facebook Marketplace, e no final do dia perceber que mais de 90% dos AirPods em comercialização nestas plataformas são falsos. É assustador!

  • Nota: Os AirPods Pro 2 e AirPods Pro Max são os produtos mais “imitados” do mercado a uma escala mundial.

Aliás, eu próprio tentei comprar um par de AirPods Max na plataforma Wallapop durante este Natal. O que acabou por ser uma missão extremamente complicada e cansativa.

Acabou por correr bem, mas até para os meus olhos treinados, foi pura sorte. Já vos conto!

Comprar AirPods em segunda mão pode ser um erro… Crasso!

Portanto, se anda todos os dias na rua, anda de metro, comboio, autocarro, ou vai regularmente ao ginásio, é muito provável que encontre muito boa gente com AirPods nos ouvidos. Mas… A realidade é que muitos destes produtos não são feitos pela Apple.

São 100% falsos.

Mas sabe o que é interessante? Muitas destas pessoas nem sabem que estão a usar produtos falsos!

Muitas das vezes, a pessoa a utilizar o produto nem sabe que estes são falsos. Porquê? Porque as entidades responsáveis pelo desenvolvimento e distribuição destes produtos estão cada vez melhores a imitar a Apple no aspeto, nas funcionalidades, e por vezes até na performance.

Parece inacreditável, mas existem AirPods falsos em circulação com suporte a 99% das funcionalidades que a Apple oferece nos seus produtos originais.

Estamos a falar do ANC, do áudio espacial. Aliás, estes produtos chegam a aparecer como originais no seu iPhone, isto ao ponto de até a funcionalidade “Find My” funcionar de forma quase perfeita nas últimas gerações de AirPods falsos.

Como distinguir um produto verdadeiro de um falso?

Se de facto quiser tentar a sua sorte. É boa ideia prestar muita atenção à caixa do produto.

comprar airpods em segunda mão é um pesadelo!
Plástico à volta? Falso! – Esta imagem é de um anúncio de uma plataforma de venda de produtos usados.

A Apple, na esmagadora maioria das vezes (depende da região) já não vende AirPods com a caixa envolta em plástico. Por isso, tem logo aqui um claro sinal de que o produto é falso. (Os AirPods Pro 2 têm pedaços de papel autocolante para puxar na sua traseira, em vez de plástico).

Entretanto, se a caixa já está aberta, pode tentar verificar o número de série aqui. Mas, até aqui existem estratégias para fugir, visto que muitos produtos falsos já têm um número de série “verdadeiro” na caixa.

Por isso, pode e deve tomar atenção à qualidade do texto nas etiquetas, porque se parecer estranho, ou pouco profissional… Bem, é provavelmente falso.

Também deve verificar se existe um número de série diferente para cada bud, isto no caso dos earbuds. Pode ver a lista em baixo:

  • AirPods Pro 2 (USB-C): 7B21
  • AirPods Pro 2 (Lightning): 7B21
  • AirPods Pro 1: 6F21
  • AirPods 4: 7B20
  • AirPods 4 ANC: 7B20
  • AirPods 3: 6F21
  • AirPods 2: 6F21
  • AirPods 1: 6.8.8
  • AirPods Max (USB-C): 7A291
  • AirPods Max (Lightning): 6F21

Qual é a melhor forma de verificar a veracidade?

De facto, a melhor maneira de verificar se o produto é verdadeiro, é emparelhar com o seu smartphone e ir às suas configurações.

Se for verdadeiro, os AirPods vão apresentar a última versão do firmware, ou vão atualizar no imediato para essa mesma versão. Se não mudar… Bem… São falsos.

Isto parece quase inacreditável, mas a mais recente geração de produtos contrafeitos Apple, passam quase todos os testes. 

Experiência Pessoal!

comprar airpods em segunda mão é um pesadelo!

Como disse em cima, tentei comprar AirPods Pro Max na Wallapop, uma plataforma de revenda de produtos usados, que oferece alguma proteção ao comprador. (Se o produto não estiver em condições, ou for falso, a plataforma promete devolver o dinheiro.)

Dito tudo isto, depois de muita pesquisa, e de reportar uma mão cheia anúncios com produtos falsos, completei a compra de dois examplares dos AirPods Max.

O primeiro foi “perdido” pela transportadora, e como tal, a plataforma devolveu-me o dinheiro. O segundo chegou são e salvo, e era de facto real.

Mas, o curioso foi… Os AirPods Max que supostamente tinham sido perdidos pela transportadora, chegaram ao mesmo tempo dos AirPods que tinha comprado após a sua perda. 

São verdadeiros? Uns são falsos? Como saber?

comprar airpods em segunda mão é um pesadelo!

Adivinhe só. Os AirPods que andaram perdidos eram falsos!

Ou seja, mesmo com alguma experiência, e a ter uma noção clara do que estava a fazer, e de por isso mesmo ter tentado analisar todos os detalhes, isto nunca esquecendo o facto de ter escolhido um vendedor com excelentes avaliações (5*), recebi um par de AirPods Max falsos em casa.

Um par de AirPods Max que, a uma primeira vista, parecem originais!

No caso dos AirPods Max, a melhor forma de perceber se são genuínos, é testar os botões para perceber se fazem um “click” audível (os originais são silenciosos). Depois pode tentar perceber se têm o orifício para retirar a headband,  e claro, verificar se o material é de facto alumínio ou simples plástico, entre outras coisas.

comprar airpods em segunda mão é um pesadelo!

No caso destes AirPods Max falsos, eram de alumínio, tinham os oríficios para desencaixar a headband, e apareceriam como genuínos no meu iPhone, ao também aparecer na aplicação Find My. Mas, os botões faziam barulho, e a tentar retirar a headband, o sistema não funcionava.

Dois claros sinais de que não eram um produto genuíno Apple.

Mas, sabe o que é mais interessante no meio de tudo isto?

Apesar de existirem diferenças na performance, estes AirPods Max falsos não ficam assim tão atrás quanto isso.

Afinal, também cancelam ruído, têm modo de transparência, têm áudio espacial, e até apresentam os mesmos exatos efeitos visuais do produto genuíno da Apple. Curiosamente, até desligam o som quando os retira da cabeça, porque também têm sensores de proximidade.

Conclusão

Se possível, não tente comprar AirPods em segunda mão. É um mercado realmente muito perigoso, onde a chance de sair enganado é de facto muito alta.

Prefira serviços de produtos recondicionados, ou compre novo em loja. Pode também comprar a amigos de confiança. Mas… Em plataformas tipo OLX, Marketplace, Wallapop, etc… Evite!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também