Samsung Galaxy S23 Ultra vs S22 Ultra! – Como dissemos na nossa mini-review ao novo topo de gama da gigante Sul Coeana, o design exterior não mudou grande coisa. Mas no interior… Muita coisa mudou, para melhor! Onde claro está, temos de incluir o módulo de câmeras traseiro, que conta agora com um sensor principal de 200MP, em vez do nosso velho conhecido, e por vezes problemático, sensor de 108MP.
O que significa isto na vida real? Nada melhor que comparar o topo de gama do ano passado (S22 Ultra), com a nova aposta da Samsung (S23 Ultra), de forma a tirar algumas conclusões. Vamos a isso?
(Comparativo) S23 Ultra vs S22 Ultra: O que mudou na fotografia?
Especificações Técnicas:
- Ecrã: 6.8” QHD+ Dynamic AMOLED 2X Display (1~120Hz) // 240Hz Resposta ao Toque
- SoC: Qualcomm Snapdragon 8 Gen2 (Galaxy Platform – Exclusivo)
- Memória: 8~12GB
- Armazenamento: 256~1TB
- Bateria: 5000mAh (Carregamento por cabo: Até 65% de carga em cerca de 30 minutos com adaptador de 45W. // Carregamento sem fios 15W)
- Câmeras:
- 12MP Ultra-Grande Angular // F2.2, FOV 120Ëš
- 200 MP Grande Angular // F1.7, FOV 85Ëš
- 10MP Teleobjetiva // 3x Optical Zoom, F2.4, FOV 36Ëš
- 10MP Teleobjetiva // 10x Optical Zoom, F4.9, FOV 11Ëš
- 12MP Câmara Frontal // F2.2, FOV 80˚
- Dimensões e Peso: 78.1 * 163.4 * 8.9mm // 234g
Portanto, apesar de já sabermos tudo, ou quase tudo, acerca do novo Galaxy S23 Ultra, foi hoje que tudo ficou oficial, e como tal, apenas agora podemos tirar conclusões a sério, relativamente à evolução da gama de smartphones Samsung dentro do ecossistema Android.
Para isso, peguei no meu velhinho S22 Ultra, e andei pelas ruas da minha rica e velhinha vila de Salvaterra de Magos, para tentar capturar algumas imagens, com algum detalhe, para agora comparar.
Cores e Detalhe
O S23 Ultra não é apenas só capaz de capturar mais detalhe, como também dá uma outra vida às capturas, graças a um ênfase na cor de cada objeto. Mas não é apenas aà que está a vantagem do novo sensor de 200MP, porque além da cor, e detalhe do objeto em foco, também temos muito mais detalhe à volta.
Em suma, o S23 Ultra é capaz de capturar (muito) mais informação em cada disparo.
Proximidade e Foco
Assim, mais uma vez, fica aparente que o S23 Ultra está mais bem equipado para conseguir retirar mais detalhe, em toda a foto, e não apenas no centro.
Animais
No caso do Snow, a foto parece mais natural no lado do S23 Ultra, graças a uma fiabilidade de cores maior à volta do sujeito. A humidade no muro, e no chão, está mais bem representada no S23 Ultra.
Entretanto, nesta captura noturna, é aparente a presença de maior detalhe no Galaxy S23 Ultra. PodÃamos fazer zoom, e continuarÃamos a contar com uma captura de um nÃvel incrÃvel. Isto enquanto no S22 Ultra a fotografia original já tem dificuldades em capturar detalhe na proximidade.
Tudo parece mais “Baço” no Galaxy S22, comparativamente ao novo modelo. Ainda assim, a maior diferença está nos focos de luz, que o S23 parece tratar e processar sem grandes dificuldades.
Conclusão
Em suma, o Galaxy S23 Ultra é um ‘upgrade’ sério na qualidade fotográfica face ao S22 Ultra do ano passado. É também a primeira grande aposta da Samsung, para tentar chegar ao poleiro nos rankings da fotografia mobile.
Pessoalmente, acho que ainda têm de ser dados uns toques, em alguns tipos de captura, em que o processamento de imagem acaba por ser demasiado agressivo, mas o potencial está cá!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!