Nem todas as pessoas migraram para os novos Mac e em muitos casos nem é necessário. Isto porque muitos ainda têm hardware poderoso o suficiente para continuarem a funcionar por muitos e bons anos. Assim e se quer incluir-se neste grupo de utilizadores vamos explicar-lhe como tornar um Mac antigo mais rápido em nove passos.
Como tornar um Mac antigo mais rápido em nove passos
Mantenha tudo atualizado
A maioria dos utilizadores de Mac beneficia com a atualização para a versão mais recente do software de sistema disponível para o seu computador específico, para uma maior compatibilidade, maior segurança e, por vezes, também desempenho. Se puder atualizar um Mac mais antigo para o MacOS Sonoma, Monterey ou Big Sur, é geralmente uma boa ideia para a maioria dos utilizadores fazê-lo, uma vez que estas versões mais recentes continuam a receber atualizações de segurança importantes.
Mas nem todos os Macs mais antigos suportam a melhor e mais recente versão do macOS e alguns Macs continuam a utilizar versões muito mais antigas do software de sistema, por vezes até intencionalmente. Muitos utilizadores de Mac têm situações semelhantes, preferindo software de sistema mais antigo a versões mais recentes por várias razões.
Por falar em atualizações, não se esqueça de atualizar também as suas aplicações. Muitas continuarão a ser executadas em versões de software de sistema mais antigas e continuarão a receber atualizações de software importantes. Isto é particularmente importante no caso dos browsers Web, em que as versões mais recentes dos navegadores Web terão correções de segurança para ajudar a proteger o seu computador enquanto navega na Web.
Limpe o seu disco rígido
Sempre que possível, remova ficheiros desnecessários, aplicações e lixo do Mac mais antigo, para libertar espaço no disco rígido.
Os Macs funcionam melhor com pelo menos 20% da capacidade total da unidade disponível como armazenamento livre, permitindo bastante espaço para a memória swap/virtual, caches, instalação de atualizações e trabalho com ficheiros e aplicações.
Uma aplicação útil para limpar um disco rígido e encontrar ficheiros grandes é o OmniDiskSweeper, uma ferramenta gratuita que o ajudará a ver o que está no seu disco rígido e onde se encontra. Se deve ou não remover os itens, no entanto, fica ao seu critério.
Limpe os itens de arranque desnecessários
Desactive todos os itens de início de sessão e/ou aplicações de arranque desnecessários, o que ajudará a acelerar o processo de arranque de todos os Macs, mas é particularmente notório em hardware Mac mais antigo.
Utilize aplicações leves
Sempre que possível, procure utilizar aplicações leves e eficientes em termos de recursos, para que possa reduzir a pressão sobre os recursos disponíveis do Mac. Um exemplo de uma aplicação leve e eficiente é algo como o BBEdit, que é um editor de texto super poderoso para Mac, mas que não consome muitos recursos para ser utilizado.
Maximize a RAM, se possível
Enquanto os Macs modernos têm todos a RAM soldada e não são atualizáveis, muitos Macs mais antigos oferecem acesso direto à RAM, permitindo atualizações de memória.
Sempre que possível, aumente ao máximo a capacidade da RAM num Mac, o que pode melhorar significativamente o desempenho do computador. Isto aplica-se a todos os Macs, não apenas aos mais antigos.
Existem muitos kits de atualização de memória para Macs mais antigos na Amazon, e a instalação de RAM é normalmente apenas uma questão de desapertar alguns parafusos, encaixar a RAM no lugar e voltar a colocar tudo no lugar – um pouco de paciência ajuda muito.
Utilize uma unidade de estado sólido (SSD)
Se o seu Mac antigo tiver um disco rígido com rotação e puder atualizá-lo para um SSD, deve fazê-lo. Não há nada que ofereça um aumento de desempenho como um SSD, e vale bem a pena o investimento. Tudo será mais rápido, desde o lançamento de aplicações, à cópia de ficheiros e ao fluxo de trabalho geral.
Pode explorar as opções de SSD internos na Amazon e existem muitos kits de atualização disponíveis.
Combine um SSD com o aumento da RAM e pode fazer com que um Mac antigo pareça um novo!
Limpe o hardware e o pó
Manter o hardware fisicamente limpo não só é bonito, como também torna o computador mais agradável de utilizar. Se tiver um Mac antigo com sujidade no teclado e na caixa, limpá-lo pode fazer uma grande diferença na forma como aprecia o computador.
Uma das melhores abordagens é utilizar um pano de microfibras ligeiramente húmido, mas cada um tem os seus próprios métodos e, por vezes, é necessário utilizar um produto de limpeza mais forte para eliminar a sujidade ou os resíduos de autocolantes.
Utilize um browser leve
O Safari é um excelente browser para a maioria dos Macs mais antigos, mas se a versão do MacOS for suficientemente antiga, o Safari deixará de ser atualizado, o que pode representar um risco de segurança.
Utilizar outros browsers leves que ainda estejam atualizados pode ser uma opção, como o Firefox, Brave ou Epic.
O Chrome funciona normalmente em Macs mais antigos, mas pode ser notoriamente ávido de RAM e consumir muitos recursos.
Desative todos os efeitos visuais e eye candy
Desativar efeitos visuais como a transparência e os vários movimentos de zoom irá melhorar o desempenho do seu Mac ao reduzir a carga no processador e na GPU.
Normalmente, pode desativar efeitos como a transparência e as animações em Preferências do sistema > Acessibilidade.
Com tudo isto vai conseguir dar mais longevidade ao seu mac antigo e sem atrasos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!