Como ter mais espaço de armazenamento no Windows 11

Por muito que o Windows 11 funcione bem é necessária sempre alguma ajuda da nossa parte. Isto porque com o tempo, a capacidade de armazenamento vai começar a diminuir e mais tarde isto vai resultar num computador com alguns atrasos. Pouco espaço impede a instalação de novos jogos e até atualizações e leva um portátil ou um PC de secretária a funcionarem à velocidade de um caracol. Quando isto acontece trocar de drive é uma boa solução. No entanto, representa custos acrescidos, o que nunca é uma boa notícia. Para que deixe o dinheiro no bolso, mas ainda assim volte a recuperar a velocidade, vamos dizer-lhe como ganhar espaço de armazenamento num PC com o Windows 11.

Como ter mais espaço de armazenamento no Windows 11

A boa notícia é que quando se trata de recuperar capacidade de armazenamento há várias coisas que pode fazer. Para além disso nem vai precisar de programas de terceiros. O Windows tem funcionalidades integradas como a Limpeza de Disco e o Sensor de Armazenamento ou pode eliminar manualmente aplicações e ficheiros indesejados do seu PC.

Executar a ferramenta Limpeza de disco

Para começar o seu PC com Windows 11 pode ter vários ficheiros desnecessários, como dados em cache, conteúdo no lixo, ficheiros temporários e até mesmo dados antigos de atualização do Windows. Executar a ferramenta Limpeza de disco no Windows 11 é uma forma simples e eficaz de remover estes ficheiros. Isto permitir-lhe-á libertar espaço de armazenamento sem eliminar as suas aplicações ou ficheiros pessoais.

Para abrir a aplicação, recorra à lupa (pesquisar) que se encontra na barra inferior do Windows 11 e escreva limpeza do disco.

como ter mais espaço de armazenamento no windows 11

Depois basta dar um clique em Abrir do lado esquerdo tal como se pode ver na imagem acima.

A seguir só tem de selecionar qual a unidade que pretende limpar se tiver mais do que uma.

Depois fica logo a saber tudo o que poderá limpar. Entretanto na janela abaixo não está incluído aquilo que fica no disco após ser descarregado via Windows Update. Mas pode aceder também a esses ficheiros. Para esse efeito tem de carregar em Limpar ficheiros do sistema na parte inferior.

como ter mais espaço de armazenamento no windows 11

Na nova janela verá que já surge a limpeza do Windows Update. No caso deste exemplo só ocupa 420 MB. No entanto noutros casos poderá ocupar muito mais.

como ter mais espaço de armazenamento no windows 11

Sensor de armazenamento

Lembra-se como fez no passo anterior para abrir a limpeza do disco? É quase o mesmo. No entanto desta vez terá de escrever Sensor de Armazenamento. Depois escolha ativar o sensor de armazenamento.

como ter mais espaço de armazenamento no windows 11Esta é na prática uma função importante do Windows 11 que liberta automaticamente espaço em disco ao eliminar ficheiros temporários, esvaziar a Reciclagem e remover ficheiros antigos da pasta Transferências. Uma vez configurado, o Sensor de Armazenamento é executado em intervalos especificados para limpar ficheiros desnecessários e libertar espaço de armazenamento.

Assinale a caixa de verificação “Manter o Windows a funcionar sem problemas…”

Ative a opção “Limpeza automática do conteúdo do utilizador”.
Clique no menu pendente em Executar o Sensor de Armazenamento para escolher uma das seguintes opções: Todos os dias, Todas as semanas, Todos os meses ou Enquanto houver espaço em disco livre insuficiente.

Configure também o Sensor de Armazenamento para eliminar automaticamente ficheiros da Reciclagem e da pasta Transferências nos intervalos pretendidos.

Localizar e mover ficheiros grandes para a cloud ou para um disco externo

Uma forma rápida de libertar espaço de armazenamento no seu PC é localizar ficheiros grandes e movê-los para um serviço de armazenamento na cloud, como o OneDrive, Google Drive ou Dropbox. Em alternativa, se preferir o armazenamento offline, pode transferir ficheiros para um disco rígido externo ou uma pen USB. Basta ligar o dispositivo de armazenamento, arrastar e largar os ficheiros e está tudo pronto.

Esta abordagem é particularmente útil se o seu PC tiver um grande número de vídeos, fotografias e outros ficheiros multimédia, que podem ocupar um espaço significativo no disco rígido do Windows. Para encontrar ficheiros grandes no seu computador, abra o Explorador de Ficheiros. Depois na pesquisa, escreva “size:Huge” (sem aspas) e prima Enter para encontrar ficheiros com 1 a 4 GB. Também pode introduzir “size:Gigantic” (sem aspas) para encontrar ficheiros com mais de 4 GB. Depois de identificados, mova esses ficheiros para fora do PC.

Utilizar a ferramenta Compact OS

O Windows 11 inclui uma função integrada chamada Compact OS, que comprime ficheiros de sistema e aplicações para reduzir o espaço geral ocupado pelo sistema operativo. Esta ferramenta é especialmente útil para dispositivos com capacidade de armazenamento limitada, como tablets ou portáteis com HDDs ou SSDs pequenos. A melhor parte é que o Compact OS comprime os ficheiros do sistema sem afetar o desempenho.

Clica com o botão direito do rato no ícone Iniciar na barra de tarefas e selecione Terminal (Admin) na lista.
Selecione Sim quando aparecer o Controlo de Conta de Utilizador (UAC).
Digite este comando e pressione Enter: compact.exe /compactOS:always

O comando Compact OS é reversível, por isso, se alguma vez precisar de desfazer as alterações acima, basta abrir novamente a aplicação Terminal e executar este comando: compact.exe /compactOS:never

Embora este método possa não libertar uma quantidade significativa de espaço – normalmente cerca de 2-3 GB – é uma forma rápida e eficaz de ganhar espaço extra, especialmente em computadores onde cada gigabyte conta.

Agora já sabe como ter mais espaço de armazenamento no Windows 11.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também