Como poupar bateria num smartphone Android? – O grande problema dos smartphones modernos, é obviamente o tempo que estes aguentam ligados, durante um dia de uso exigente, ou até normal, com uma só carga… Sim, é obviamente verdade que as tecnologias evoluíram bastante nos últimos anos, e até já existem powerbanks com carregamento rápido, como é o caso da Trust Lyra, com suporte a carregamentos de 65W.
Mas… Não é ainda o suficiente! Continua a ser um autêntico calcanhar de Aquiles, que apenas deverá melhorar significativamente quando as fabricantes começarem a apostar mais na eficiência dos seus produtos, em vez de continuarem a medir níveis de performance, que verdade seja dita, hoje em dia, vale o que vale. (A Google já anda a mudar esta mentalidade, como é o exemplo dos mais recentes smartphones Pixel, que apostam mais no software, e menos no hardware).
Curiosamente, algo que também não ajudou à festa, foi o facto das baterias removíveis serem agora algo exclusivo dos smartphones do passado.
Pois bem, existem algumas coisas que pode fazer para melhorar a autonomia da bateria do seu smartphone. Ora veja:
1. Ligue os modos ‘Adaptive Battery’ e ‘Adaptive Brightness’
Estas duas funcionalidades foram pensadas para aumentar a autonomia do seu smartphone, de forma inteligente. O que significa isto? Bem, as fabricantes desenvolveram algoritmos capazes de perceber a forma como usa o seu aparelho, no dia a dia, para posteriormente ajustar algumas funções para o seu estilo.
A ideia é utilizar a bateria apenas quando é necessário. (São funcionalidades que costuma estar ativadas por defeito, mas vale sempre a pena verificar!)
2. Perceba como funciona o modo ‘Doze’
O Android 6.0 já é velhote, mas trouxe uma novidade bastante interessante consigo, para tentar poupar a bateria ao máximo quando não está a utilizar o seu smartphone. E o que é mesmo brutal, é que não precisa de fazer nada!
O modo ‘Doze’ ativa automaticamente, quando o smartphone fica imóvel durante uma quantidade pré-definida de tempo. É portanto nesta altura, que as aplicações em segundo plano têm as suas funcionalidades limitadas. (Acesso restrito à rede, processos parados, etc…)
É exatamente por isto que não faz sentido fechar as aplicações… O próprio Android faz a gestão dos seus recursos de forma automática. Fechar apps = Maior gasto de bateria!
3. Aplicações para poupança de bateria
Antes de mais nada, aqui é preciso ter muito cuidado!
Afinal, o que não falta na PlayStore, são aplicações que prometem aumentar a autonomia da bateria, quando em boa verdade, apenas a prejudicam. TUDO TRETA! A grande maioria serve para lhe arruinar ainda mais a autonomia da bateria.
No entanto, existem algumas exceções, como o Greenify e o AccuBattery. Experimente ambas as aplicações.
4. Use e abuso dos modos de poupança de bateria!
Hoje em dia, todos os smartphones Android têm um ou mais modos de poupança de bateria. Aliás, os modelos com ecrã OLED até costumam ter um modo super simples, em que toda a interface irá ficar completamente negra, sem acesso às aplicações mais exigentes, para oferecer uma poupança máxima ao utilizador.
No entanto, se quer continuar a ter um smartphone, em vez de um Nokia 3310, faz mais sentido usar os modos menos agressivos. Que por sua vez irão desativar alguns processos em segundo plano, bem como o GPS (Localização), ativação automática de assistentes IA, etc…
5. Como poupar bateria? Se tiver um smartphone com ecrã OLED, use e abuse dos ‘Dark Mode’
Hoje em dia, começa a ser raro o smartphone que chega ao mercado com um ecrã LCD, tal é a popularidade dos painéis OLED.
Em suma, se por acaso conta com um ecrã destes, utilize tudo o que é Dark Mode. Pois caso não saiba, numa imagem completamente preta, os píxeis do seu ecrã irão desligar completamente, o que irá ajudar na poupança da bateria.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Tem mais dicas? Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!