Com o tempo a passar, são cada vez mais os casos de poluição que se vão agravando em torno do nosso planeta. Seja a nível de emissões de gases para a atmosfera, ou até mesmo na quantidade de lixo que existe no oceano. E só para ter uma pequena noção de como as coisas estão a caminhar para o lado errado, estima-se que até 2050 haja mais plástico nos oceanos do que vida marinha. O que é de facto bastante preocupante.
Como estará o planeta daqui a 50 anos se a poluição continuar?
Sabemos que existem uma série de iniciativas por parte de várias ONG’s que têm trabalhado arduamente ao longo dos anos para encontrar soluções. E apesar de já haverem algumas máquinas capazes de limpar os resíduos tóxicos do oceano ou planos para a diminuição da emissão de gases para a atmosfera, isto simplesmente não chega para salvar o nosso planeta.
As empresas que mais poluem o meio ambiente
Nesta altura, já existe um ranking que nos revela quais as empresas que mais poluem o meio ambiente. E se olharmos com atenção, veremos que são apenas marcas que garantem os produtos para a nossa higiene e para termos em casa.
Mas eis as empresas que mais poluem o meio ambiente neste momento:
- Danone
- Mondelez
- Procter & Gamble
- Unilever
- Perfetti van Melle
- Mars Incorporated
- Colgate-palmolive
Assim, sabemos que estas empresas são diariamente pressionadas para encontrar soluções para este problema. E apesar de sabermos que têm um papel fundamental no fabrico de vários produtos que utilizamos no nosso dia-a-dia, achamos que em primeiro lugar está o nosso planeta.
Para além disso, cabe a cada um de nós olhar para as estatísticas e reflectir sobre elas. Afinal de contas, se decidirmos adoptar soluções e comprar outros produtos alternativos, esta talvez possa ser uma decisão que mude um pouco o rumo das coisas.
Já sabemos quais as empresas que mais poluem ao nível dos oceanos… Mas e as emissões de gases para a atmosfera? Quem lidera a lista?
As emissões de gases tóxicos para a atmosfera são outra dura realidade que enfrentamos no nosso dia-a-dia. Com as empresas do médio oriente e asiáticas a dominaram a lista das mais poluentes.
Assim, sabemos que devido a todo o CO2 que diariamente sai da chaminé de cada fábrica, já existem partes no mundo (principalmente na China) onde a camada de ozono é bastante reduzida. Levando a que os raios ultra-violeta se tornem mais fortes e causem problemas para a saúde.
Mas eis as empresas mais poluentes do mundo a nível de emissões de gases para a atmosfera:
- Petrochina (China)
- China Petroleum & Chemical (China)
- Arcelor Mittal (Luxemburgo)
- NTPC (Índia)
- RWE (Alemanha)
Dito isto, é curioso ver que nenhuma empresa norte-americana se encontra presente nos cinco primeiros lugares desta lista. O que não impede o país de, ainda assim, ter um dos mercados mais influentes do mundo.
Eletricidade do nada!? Parece que é mesmo uma possibilidade!
Resumindo, sabemos que se nada for feito para melhorar as estatísticas de cada empresa, daqui a 50 anos pode já nem haver planeta Terra com tanta poluição. Ou melhor, planeta poderá haver, mas saúde para viver nele é que não existirá. Portanto, resta-nos apenas zelar pelo nosso futuro e tentar ao máximo evitar comprar os produtos que mais poluem o meio ambiente. E talvez desta forma os donos destas empresas levem a mão consciência e percebam que nem tudo se baseia em dinheiro.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!