Graças aos diferentes sensores dos smartphones modernos, estes podem fazer mais do que apenas comunicar. Por exemplo, não precisa de um dispositivo dedicado para contar os passos, pois o seu telemóvel pode fazê-lo. Mas como é que um smartphone conta os passos que dá?
Vários sensores de movimento
Atualmente, a maioria dos smartphones está equipada com vários sensores de movimento, como acelerómetros, giroscópios e GPS. O principal sensor que permite ao seu smartphone contar os passos é o acelerómetro incorporado. Este pequeno dispositivo mede a entrada através de uma alavanca oscilante que bate contra um contacto metálico.
Os acelerómetros medem a aceleração do telemóvel à medida que este se move. É assim que o telemóvel sabe quando deve rodar o ecrã com base na forma como o segura. O mesmo tipo de dados pode ser interpretado para registar o ritmo dos seus passos enquanto caminha ou corre. Utilizando os dados do acelerómetro, as aplicações analisam a sua atividade utilizando algoritmos especiais para contar o número de passos que dá diariamente.
Para além do acelerómetro, alguns telemóveis também têm um giroscópio, que mede a rotação e a orientação, ajudando a determinar a direção do movimento. O giroscópio não é necessário, mas pode complementar os dados do acelerómetro e aumentar a precisão, se estiver disponível.
Estas duas fontes de informação são depois analisadas para determinar o número de calorias que queimou, entre outras estatísticas sobre o seu desempenho. Por exemplo, as aplicações de fitness determinam as calorias queimadas com estes dados.
Outros tipos de sensores, como altímetros, também podem complementar este retrato digital da qualidade do seu treino. Além disso, algumas aplicações compilam os dados do seu smartphone e do seu smartwatch para uma leitura o mais exacta possível. Por exemplo, o Google Fit combina as contagens de passos do telemóvel e do smartwatch.
É assim que o seu smartphone pode contar o número de passos que dá. Mesmo que esteja a fazer exercício na passadeira em casa, o acelerómetro do seu telemóvel está pronto para captar todos os passos. Mas não são apenas os smartphones. Os outros sistemas semelhantes também utilizam estes sensores para registar os passos.