Como é que o Google Fotos sabe onde tirou uma fotografia?

O Google Fotos é um excelente serviço mas tem alguns pormenores que por vezes deixam os utilizadores curiosos. Por exemplo, é possível que tenha reparado nas informações de localização nas suas fotografias, mesmo que tenha desativado a localização na aplicação e na câmara. O que é que se passa? Como é que o Google Fotos sabe onde tirou uma fotografia?

Como é que o Google Fotos sabe onde tirou uma fotografia?

A situação é a seguinte. Negou a permissão de localização para a aplicação Google Fotos e para a aplicação da câmara no seu telefone, mas continua a ver informações de localização a aparecer no Google Fotos. Esta é uma realidade que não parece fazer qualquer sentido. De onde é que a Google obtém esta informação se tiver desativado os dados de localização na câmara?

Google Fotos tirou uma fotografia

O problema não são as fotografias

Naturalmente, poderá assumir que o Google Fotos está a obter a localização a partir das próprias fotografias. Normalmente, é assim que funciona – uma fotografia tem a localização listada nos metadados EXIF e a aplicação pode lê-la.

Desativar o acesso à localização na aplicação da câmara do telemóvel impede que a câmara anexe os dados de localização do chip GPS do telemóvel aos metadados da fotografia. Pode verificar facilmente os dados EXIF de uma fotografia em qualquer plataforma. Mesmo que tenha uma fotografia sem dados EXIF para ler, o Google Fotos poderá anexar-lhe uma localização. Embora possa não gostar do facto de os dados de localização ainda parecerem associados à fotografia, a forma como o Google o faz é bastante inteligente.

O Google pode “adivinhar” onde se encontra

Entretanto a Google não precisa de informações precisas de localização GPS para saber onde uma fotografia foi tirada. Podemos olhar para o Google Lens como um exemplo perfeito das ferramentas de reconhecimento da empresa. Aponte a aplicação Google Lens para um ponto de referência e será quase de certeza capaz de o identificar por si. A Google utiliza uma técnica semelhante para adicionar “Localizações estimadas” às fotografias.

imagem editada

A outra parte da equação é o seu Histórico de localizações. Se tiver esta funcionalidade ativada, a Google sabe praticamente sempre onde se encontra. Assim, mesmo que a aplicação Google Fotos e a câmara não tenham permissão para aceder à sua localização, a Google continua a obtê-la a partir de outras aplicações, especialmente se utilizar um telemóvel Android. Não é difícil para a Google descobrir onde foi tirada uma fotografia quando sabe onde estava quando foi tirada.

Felizmente, a utilização do Histórico de localização nas fotografias era uma funcionalidade opcional que a Google eliminou no ano passado. A funcionalidade “Localização estimada”, que utiliza pontos de referência visíveis para identificar a sua localização, é provavelmente a culpada. A boa notícia é que pode desativar.

Como desativar a localização estimada no Google Fotos

A funcionalidade “Estimar localizações em falta” do Google Fotos pode ser facilmente desativada em Definições > Privacidade > Opções de localização.

Desative a opção “Estimar localizações em falta”.

Entretanto depois de efetuar esta alteração, o Fotos poderá pedir-lhe que elimine as localizações estimadas existentes adicionadas às fotografias.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também