Verdade ou mito: comer em frente à TV faz mal à saúde?

São tantos os filmes e séries que estão presentes nos serviços de streaming e nos próprios canais de televisão que para não perdermos nada até temos necessidade de os ver enquanto comemos. Mas isto tem sido sempre uma questão controversa ao longo dos tempos. Afinal comer em frente da TV faz realmente mal?

Verdade ou mito: comer em frente à TV faz mal à saúde?

Muitas das vezes os jantares à frente da TV têm má reputação sobretudo porque temos tendência a comer comidas mais calóricas. Mas na realidade esta não parece ser a causa.

Estudos sugerem que comer habitualmente enquanto se vê televisão não é bom para nós, independentemente do que estivermos a comer.

Ver TV afeta a quantidade que comemos

É que ver televisão também pode estar a afetar a quantidade de comida que comemos. A distração é uma das principais teorias que explicam por que razão podemos comer mais enquanto vemos televisão ao mesmo tempo. Quem o diz é Monique Alblas, professora assistente de ciências da comunicação na Universidade de Amesterdão.

melhor imagem na TV, É verdade que quem utiliza IPTV em Portugal pode ser preso?, IPTV pagar multa, televisões baratas, box de TV para ver IPTV, Dispositivos de Streaming

A investigadora utilizou dados já existentes recolhidos pelo Instituto de Investigação Social dos Países Baixos. Neles pedia-se às pessoas que mantivessem um diário de tudo o que faziam durante uma semana, incluindo comer e ver televisão, e até mesmo o tipo de programas de televisão que estavam a ver.

Quando Alblas analisou os dados, descobriu que as pessoas passavam mais tempo a comer quando estavam a ver televisão ao mesmo tempo.

Verificaram também que o tempo total que passavam a comer era mais longo nos dias em que viam televisão e comiam ao mesmo tempo. Isto em comparação com os dias em que comiam sem ver televisão em simultâneo, o que, segundo Alblas, sugere que não se apercebiam de quanto estavam a comer porque estavam distraídos.

Os resultados em si não mostram que as pessoas comeram mais, necessariamente, ou que alimentos comeram exatamente, uma vez que a única coisa que registaram foi a duração do tempo passado a comer. É claro que, como os resultados são auto-relatados, se as pessoas se estavam a perder num enredo particularmente bom, podem também ter-se esquecido do tempo que estiveram a comer.

Mas, diz Alblas, existem estudos que demonstram que o tempo passado a comer está relacionado com a ingestão de mais calorias.

A comida não tem o mesmo sabor

Outra razão pela qual podemos comer mais quando estamos a ver televisão é porque a comida pode não ter o mesmo sabor. Pelo menos que tem quando estamos a prestar mais atenção ao que estamos a comer. Isto porque podemos não sentir tanta satisfação com a comida quando estamos distraídos, diz Floor van Meer, investigadora de ciência de dados na Wageningen Food Safety Research, nos Países Baixos, que investigou a alimentação distraída enquanto trabalhava no departamento de psicologia social, organizacional e económica da Universidade de Leiden, nos Países Baixos.

Verdade ou mito: comer em frente à TV faz mal à saúde?

Como neurocientista, van Meer realizou numerosos estudos sobre a atividade do cérebro humano quando comemos distraídos. Num estudo, em que foi pedido aos participantes que memorizassem um número curto ou longo enquanto comiam, os que tentaram memorizar números mais longos referiram que a sua comida sabia menos doce.

O que estamos a comer enquanto vemos televisão?

A investigação revelou que a exposição a anúncios de produtos alimentares também pode levar as pessoas a comer mais. Mas o que mais preocupa os investigadores é a associação entre a publicidade alimentar e a ingestão de alimentos ultra-processados. É algo que se tem associado à obesidade e a outras doenças, incluindo doenças cardíacas.

Isto deve-se, em parte, ao facto de os alimentos ultraprocessados serem muitas vezes considerados mais convenientes para comer enquanto se vê televisão, diz ela. Mas o aumento da exposição a anúncios publicitários destes tipos de alimentos também tem sido associado a um maior consumo. Os efeitos parecem ser maiores se as crianças já forem obesas, talvez porque tenham uma maior sensibilidade aos anúncios de alimentos.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também