Alguma vez ouviu falar da expressão “Dar com uma mão, mas tirar com a outra?”, é basicamente isso que vai acontecer na próxima segunda-feira. Sim, é verdade que o aumento e consequente queda do preço dos combustíveis, não está diretamente relacionado com a atuação do governo Português. Contudo, numa altura em que os preços nunca estiveram tão altos, seria de esperar uma maior compreensão, e nível de ação, pelo executivo.
Muito resumidamente, o governo vai voltar a aumentar o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) na próxima semana.
Combustíveis vão descer na segunda. Mas o imposto vai subir
Portanto, como o petróleo desceu de forma muito significativa nos últimos ~10 dias, os combustíveis vão também descer nos postos de abastecimento. Obviamente que ainda não vai ser uma queda ao nível das 12 subidas de 2022, as duas últimas recorde. Mas ainda assim, é esperado uma queda nos dois dígitos, tanto na gasolina, como no gasóleo.
Contudo, com a primeira descida no preço, também vamos dizer adeus à recente medida do governo relativo ao ISP. Sabe do que estamos a falar? De forma muito resumida, o governo arranjou maneira de “não lucrar” com a subida do preço dos combustíveis, ao descer no ISP, aquilo que o IVA iria subir, em cada aumento.
Assim, na próxima semana, confirmando-se a descida do preço dos combustíveis, que neste momento é mais um dado adquirido, que outra coisa qualquer… A receita do IVA desce, e por isso, o valor em ISP volta a subir.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!