Há alguns dias atrás, decidimos falar um pouco sobre o futuro da mobilidade, esquecendo um pouco a sempre tão famosa componente elétrica. Ou seja, decidimos falar de uma das potenciais soluções para os muitos milhões de veículos movidos a combustíveis fósseis, que claro está, com a tendência de passagem para as baterias e motores elétricos, vão também passar por tempos complicados.
Afinal de contas, com menos procura por parte dos condutores, os postos de abastecimento de combustível vão começar a fechar, de forma gradual, ao mesmo tempo que as grandes produtoras de combustíveis fósseis vão também obviamente baixar os seus níveis de produção. Resultado? Isto vai muito provavelmente aumentar os preços dos combustíveis de referência.
O que claro está, levanta uma questão… O que fazer a todos os automóveis equipados com motores a Gasolina ou Gasóleo, que andam todos os dias na estrada, e vão continuar a ser vendidos até 2030~2035?
Temos várias soluções, como é a adaptação de carros baseados em motores a combustão, para carros elétricos, mas talvez mais interessante que isso, é mesmo a troca para combustíveis sintéticos. Um tipo de combustível que caso não saiba, vai ser alvo de uma grande aposta por parte da Fórmula 1, o pináculo do desporto motorizado.
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Combustíveis Sintéticos: Fórmula 1 vai fazer grande aposta
Portanto, caso não saiba, os carros de Fórmula 1 já não têm como base gigantes motores a combustão como no antigamente. Longe vão os motores V10 e V8! Aliás, neste momento, apesar de conseguirem produzir mais de 1000 cavalos de potência, os motores da Mercedes, Honda, Ferrari e Renault, são baseados em motores V6 com Turbo, capazes de ir buscar mais alguma potência a um conjunto de um motor elétrico apoiado por uma bateria, por sua vez capaz de carregar de forma extremamente rápida, graças à genialidade de engenharia das equipas.
Obviamente que é uma motorização híbrida muito diferente daquela que podemos encontrar no mundo automóvel virado para o consumo. Ainda assim, é uma imagem da mudança dos tempos. Sendo também por isso, que a partir de 2026, todos os 20 carros de F1 vão utilizar combustíveis 100% sustentáveis. Tudo graças a toda uma nova geração de motores V6 híbridos. Que além de ficarem mais amigos do ambiente, vão também produzir mais cavalagem a partir da componente elétrica.
Esta pode ser uma grande ajuda para a melhoria do processo de produção, que continua demasiado complexo, e por isso mesmo, caro.
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