Como dissemos na sexta-feira passada, voltámos ao pesadelo dos aumentos de preço no mundo dos combustíveis fósseis. Atestar o nosso veículo de preferência do dia-a-dia voltou a ficar uma tarefa mais complicada e assustadora.
Algo que é apenas o início, porque pode ter a certeza que os preços vão voltar a aumentar na próxima segunda-feira. Afinal de contas, o valor do barril de petróleo chegou também ele a um novo máximo, desde a altura em que tudo começou a estabilizar (Janeiro de 2023).
Como deve imaginar, depois de vários cortes nas ajudas no lado do governo, não existem expectativas de “novas” ajudas.
Combustíveis: Preços já chegaram aos máximos de 2023. Mas a coisa vai piorar já na próxima segunda-feira!
Portanto, apesar do barril de petróleo não estar aos mesmos valores das piores alturas do ano passado, a verdade é que o preço dos combustíveis nunca baixou para os valores do pré-guerra, e agora que os mercados Internacionais mostram alguma instabilidade, tudo voltou a descambar.
Vale a pena salientar que em média, a Gasolina 95 Simples já está a 1.822€ por litro, enquanto o Gasóleo Simples se encontra a 1.678€ por litro. Em média significa que estes são os preços médios dos mais de 2400 postos a atuar em Portugal. Vai encontrar preços mais altos nos postos ‘Premium’ (Galp, Repsol, BP), e preços mais baixos em postos Low-Cost (Priu, Auchan, Intermarché, etc…).
Que ajudas existem por parte do Estado?
Acha o combustível caro? Pois bem, todas as medidas de redução da carga fiscal continuam ativas, apesar de agora um pouco menores face ao passado recente. Na prática, o Estado “ajuda” em 23 cêntimos por cada litro de gasóleo e 25 cêntimos por cada litro de gasolina.
Dito isto, não existem expectativas de novas ajudas, ou melhoria das atuais.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!