Os valores dos combustíveis voltaram a aumentar de forma muito significativa, e na realidade já não estamos assim tão longe da pior fase provocada pela guerra na Ucrânia, isto mesmo tendo em conta que o preço do petróleo não está ainda aos níveis dessa altura.
O que levanta uma questão… O que aconteceu? Foi o Papa? Foram as férias? Foi o governo. Bem, foi um pouco de tudo, e a tendência de aumento parece ter vindo para ficar.
Combustíveis: Preços explodiram. Faz ideia do porquê?
Portanto, há 10 meses que os combustíveis não estavam tão caros, e ao que tudo indica, é uma tendência de subida de preço que veio para ficar. Para ter ideia, em mais ou menos 1 mês, os preços dos combustíveis subiram entre 20 e 30 cêntimos, dependendo se consome gasóleo ou gasolina. Uma subida incrível, que está a dar cabo das contas de muitas famílias, mas que por razões desconhecidas não está a dar tanto que falar em 2023, como deu em 2022.
Quais são as razões para a subida de preços tão significativa?
1 – Impostos
Sim, o grande culpado pelo facto de os combustíveis serem caros, é também o grande culpado pelo facto de termos visto um encarecimento significativo nas últimas semanas. O Governo Português anda a retirar as “ajudas” que ofereceu em tempos de COVID e em tempos de guerra, e isso começa a ser notória nos preços apresentados ao consumidor.
Curiosamente, ainda há mais ajudas para retirar, visto que ainda temos “apoios” de 23 cêntimos no gasóleo e 25 cêntimos na gasolina, por litro.
2 – Petróleo aumentou
O barril de petróleo esteve imenso tempo estável nos 70~75 dólares. Porém, a partir de Maio, o preço começou a subir para os 85~90$, o que claro está, é uma das grandes razões pela qual estamos a sofrer encarecimentos sucessivos, quase todas as semanas.
Porquê este aumento? Bem, está associado a um corte na produção, com a Arábia Saudita a cortar 1 milhão de barris por dia, enquanto a Rússia também cortou 300 mil barris. Estes cortes devem durar até ao fim do verão, ou até mais que isso.
3. Sede de dinheiro
Os preços são livres em Portugal, sendo exatamente por isso que existe uma flutuação grande de preços entre bombas da mesma marca, por vezes a meros quilómetros de distância. Cabe sempre a si encontrar o posto mais vantajoso para si e para o seu automóvel.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Começa a ficar preocupado com os preços? Honestamente, começo a ficar um bocado receoso, especialmente quando olho para as “ajudas”. Sem estes apoios, a Gasolina e o Gasóleo já estavam acima dos 2€, isto nas suas vertentes simples e Low-Cost. Isso é pura e simplesmente uma loucura para a nossa realidade.