O petróleo começou a baixar e já estávamos um bocadinho mais satisfeitos com os preços da gasolina e do gasóleo. No entanto quando achamos que as boas notícias chegaram para ficar eis que surgem logo problemas no horizonte. Dito isto, na próxima semana volta a loucura de preços dos combustíveis. Assim a gasolina pode subir oito cêntimos e o gasóleo, nada mais, nada menos, do que 17 cêntimos. Isto está a deixar novamente os condutores à beira de um ataque de nervos.
Combustíveis: nova loucura de preços a partir de hoje!
O site da CNN Portugal que avançou com esta informação refere que os preços ainda podem oscilar. Ou seja, há a hipótese de serem menos um ou dois cêntimos mas também existe a possibilidade de subirem ainda mais. Para isto vai depender o preço do petróleo amanhã e também o que o governo quiser fazer ao nível dos impostos.
Mas atenção não espere pelo domingo à noite para encher o depósito.
O aumento do preço dos combustíveis anda a deixar as pessoas com a cabeça em água e há boas razões para isso. Todas as semanas temos aumentos incríveis de preços. De facto está a bater recordes históricos e para a semana ainda teremos mais aumentos.
Quando isto acontece há sempre quem se tente aproveitar da situação e ganhar um pouco mais. É o que aparentemente está a acontecer segundo o relato de vários utilizadores. Por exemplo, o Governo anuncia que os preços aumentam segunda-feira e alguns postos no Domingo à tarde ou domingo à noite sobem logo.
A grande questão é a seguinte. Será isto legal?
Por incrível que pareça é legal. Os preços a atribuir aos combustíveis são uma liberdade do posto. Aliás é por esse motivo que assistimos a discrepâncias tão diferentes. Claro que em casos onde os preços sejam excessivos podemos e devemos denunciar às autoridades competentes. No entanto, na maioria dos casos não há mesmo nada a fazer.
Esta não é uma situação exclusiva de Portugal
No Brasil tem-se passado exatamente o mesmo com o aumento dos combustíveis e a regra é a mesma. Tudo dependo daquilo que o posto quer fazer. Mais uma vez se o aumento for excessivo é possível nesse país accionar o Procon que faz a ponte entre consumidores e fornecedores.
De facto é uma situação complicada e que não deveria acontecer mas no fim resta-nos sempre a nós tentarmos procurar os postos onde apesar de tudo sempre vamos conseguir poupar uns cêntimos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!