Ainda se lembra da suposta queda de preços que iríamos ver na Gasolina e no Gasóleo a partir desta segunda-feira? Pode esquecer! Como avisámos nesse mesmo artigo (aqui), o Governo iria com toda a certeza aproveitar a queda dos preços, para aumentar os impostos em cima dos combustíveis fósseis.
Acha que a carga fiscal já é demasiado alta? Bem, ela só vai aumentar a partir de agora, especialmente se o Petróleo continua a descer de valor nos mercados Internacionais.
Combustíveis: Não vai descer! Mais impostos a partir de hoje!
Portanto, o Governo aproveitou o término dos descontos no ISP e Imposto sobre o Carbono no final do Mês de Abril, para anunciar que a renovação em Maio vai ter algumas mexidas. Ou seja, a partir de hoje, o “desconto” passa a ser de 30 cêntimos no Gasóleo e 31.6 cêntimos na Gasolina. Vale a pena relembrar, que o desconto em Abril era de 32.8 cêntimos no lado do Gasóleo e 34 cêntimos no lado da Gasolina.
Isto significa que o Gasóleo encarece 2.8 cêntimos, com a Gasolina e encarecer 2.4 cêntimos. Mexidas que muito provavelmente (quase) anulam as quedas esperadas para este dia 1 de Maio, na grande maioria dos postos de combustível a funcionar em Solo Nacional. Em suma, é agora esperada uma queda de 1~2 cêntimos nos dois combustíveis de referência, quando a expectativa estaria mais no lado dos 3~4 cêntimos.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Não é um pouco ridículo existir um aumento nos impostos sobre os combustíveis, quando os Portugueses estão a lidar com uma inflação incontrolável com um dos ordenados médios mais baixos da União Europeia?
Em suma, tem a noção, que mesmo com o preço do petróleo mais baixo nos mercados Internacionais. “Sem descontos”, a Gasolina e Gasóleo estariam muito próximos, ou até acima, dos 2€ em Portugal?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!